quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Festival de Cinema do Brasil convida realizadores lusos




O Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que acontece entre 26 de setembro e 10 de outubro, terá como convidados especiais os realizadores portugueses Mário Patrocínio e João Viana.

Patrocínio, que já esteve no festival do Rio em 2010, apresentará nesta edição a sua segunda longa-metragem, que tem como tema as idiossincrasias da dança Kuduro.

Na edição de 2010, Patrocínio havia estado na cidade para apresentar o documentário ‘Universo Paralelo', rodado no Complexo do Alemão, até então considerada uma das áreas mais perigosas do Rio de Janeiro, sob o controle de traficantes de drogas.

João Viana, nascido em Angola, apresentará a obra experimental ‘A Batalha de Tabatô', que conta a história de um pai que regressa à Guiné Bissau após 30 anos de exílio para o casamento da filha.

Entre os convidados internacionais da primeira semana figuram ainda a atriz norte-americana Dakota Fanning, a realizadora francesa Claire Denis, que lançará durante o festival o seu último filme, ‘Bastardos', e Ryan White, responsável pela adaptação para o cinema da história da secretária dos Beatles..

Sem comentários: