terça-feira, 12 de março de 2013

Brasileiro reúne obra integral de Cesário Verde

O catedrático brasileiro Ricardo Daunt reúne, pela primeira vez, a obra integral de Cesário Verde, definitivamente fixada, com a produção poética revista e ordenada, a biografia organizada e a correspondência anotada, diz a DinaLivro, que chancela a edição.

A editora, em comunicado enviado à Lusa, afirma que a produção de Cesário Verde (1855-1886), agora reunida na "Obra Poética Integral de Cesário Verde", foi "revista e ordenada, de acordo com a semelhança formal e temática dos poemas publicados em vida, a biografia organizada cronologicamente e toda a correspondência acompanhada por notas elucidativas".

Na introdução, Ricardo Daunt afirma que o poeta português "supera o impasse do modelo realista, para criar uma poesia que não se contenta em permanecer no interior da cápsula do real".

Defende o investigador brasileiro que a obra de Cesário "está congestionada pelo seu tempo, tanto em relação a assuntos que a interessam, como pela forma de os tratar".

"A originalidade maior talvez resida no facto de ter conseguido reinterpretar, combinar, refundir e caldear os programas de arte da época, de tal forma que a sua produção poética traduz a crise, a crítica e a ultrapassagem dos modelos" de beleza e da sua perceção, defendidos pelos programas de arte da época, como argumenta Daunt que, segundo a DinaLivro, investigou a obra do autor de "O sentimento dum Ocidental".

Sem comentários: