sexta-feira, 23 de março de 2012

De 7 a 29 de Julho: Festival de Avignon recebe Romeu Runa e Miguel Moreira

Começam a chegar os nomes que vão fazer a programação do Festival de Avignon, que acontece em França de 7 a 29 de Julho. E na programação oficial, ao lado de nomes como Romeo Castelluci, Christophe Marthaler, Thomas Ostermeier, Forced Entertainment, Sophie Calle e William Kentridge, vai estar uma dupla de criadores portugueses. O encenador Miguel Moreira e o bailarino Romeu Runa apresentam de 18 a 26 no Cloitre des Celestins The Old King, coreografia estreada em 2011.
 A coreografia, um solo construído a partir de uma fotografia de Daniel Blaufuks, procura trabalhar uma relação que os dois autores dizem ser essencial: “A ideia aqui é encontrar o pensamento daquele homem isolado e a sua relação com a sociedade", disseram ao Público na altura da estreia, em Junho de 2011. A peça foi nomeada para melhor coreografia pela Sociedade Portuguesa de Autores.
  A última vez que uma criação nacional tinha feito parte da programação do festival tinha sido em 1988 com A Morte o Príncipe, a partir de Fernando Pessoa, encenação de Luís Miguel Cintra, com interpretação do actor e de Maria de Medeiros.

Sem comentários: