quarta-feira, 21 de março de 2012

Cerimónia de entrega das distinções realiza-se no dia 1 de Junho, em Lisboa Restauro dos órgãos do convento de Mafra vence prémio Europa Nostra


O restauro dos seis órgãos históricos da basílica do convento de Mafra é um dos contemplados com o Prémio do Património Cultural da União Europeia/Europa Nostra (categoria Conservação), hoje anunciado em Bruxelas. O júri disse-se impressionado com “o restauro deste conjunto único e majestoso de órgãos” do início do século XIX, que foi orientado pelo especialista Dinarte Machado e acompanhado por um comité científico.
“Este projecto resultou não apenas no restauro dos órgãos, mas também num caso que pode ser apresentado como exemplo para as gerações futuras da integração perfeita de elementos móveis na estrutura arquitectónica. Transmite um verdadeiro sentido de coerência, enriquecido neste caso pela harmonia entre os aspectos materiais e imateriais do património”, diz ainda a acta do júri do prémio lançado no âmbito do concurso Europa Nostra, e que se estende também às categorias de investigação, educação e contribuições exemplares individuais ou colectivas.


Sem comentários: