domingo, 3 de maio de 2015

Filme inédito de Oliveira celebra paixão pelo cinema



Visita ou Memórias e Confissões foi rodado por Manoel de Oliveira para só ser visto após a sua morte - nos dias 4 e 5 vai ser projetado, respetivamente, no Porto e em Lisboa
Como todas as obras dos artistas realmente originais, também os filmes de Manoel de Oliveira (falecido no dia 2 de abril, contava 106 anos) vão persistir muito para além do seu criador. No caso do autor de títulos como Aniki-Bóbó (1942), Francisca (1981) ou Non ou a Vã Glória de Mandar (1990), há mesmo um capítulo póstumo que, finalmente, pode ser revelado.
Porquê revelado? Porque se trata de um filme que o próprio realizador concebeu como um objeto que só faria sentido divulgar depois da sua morte: Visita ou Memórias e Confissões ficou concluído em 1982 e vai ter, agora, as suas primeiras exibições públicas. O Porto, cidade natal de Oliveira, acolherá a estreia absoluta na segunda-feira, dia 4, em duas sessões (18.30 e 21.30) no Teatro Municipal Rivoli; no dia seguinte, em Lisboa, na Cinemateca, o filme será projetado também duas vezes (21.45 e 23.15).
  

Sem comentários: