quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Quando Pessoa foi agente secreto



Argumentista português que nunca foi ao Brasil e ilustrador brasileiro que nunca esteve em Portugal criam banda desenhada sobre o escritor. A língua (e a internet) juntaram os dois autores.
Fernando Pessoa pode ser o herói desta história mas não é o único. A língua portuguesa, a que o poeta tanto se dedicou, e a internet, cujo advento ele não previu nem no mais elaborado dos seus cálculos astrológicos, são as coprotagonistas.
André Morgado, o português de 27 anos autor do argumento de A Vida Oculta de Fernando Pessoa, e Alexandre Leoni, o ilustrador brasileiro de 26, nunca se viram na vida. Não fossem a língua portuguesa e a internet e a obra não sairia do papel.
"Sou fascinado pelo Pessoa desde sempre. Como é que um homem só conseguia escrever por dezenas?", questiona-se, à conversa com o DN, André Morgado, natural de Freineda, distrito da Guarda, e residente em Setúbal. "Um dia, em conversa com uns miúdos mais novos, ouvi-os dizer que Pessoa, um dos meus ídolos, era uma seca e percebi que eles não sabiam nada dele, fez-se um clique e decidi começar este projeto para fazer chegar o poeta a outros públicos."

Diário de Notícias.

Sem comentários: