segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Morreu em Paris o poeta português José Terra

Nome destacado dos Estudos Lusófonos em França, o poeta e professor morreu aos 85 anos na manhã de sexta-feira, num hospital de Paris.

José Terra é o pseudónimo de José Fernandes da Silva, nascido a 24 de Maio de 1928 em Prozelo, no concelho de Arcos de Valdevez.

Como poeta, José Terra estreou-se em 1949, com o livro Canto da Ave Aprisionada, uma edição de autor que foi apreendida pela censura, contou à Lusa Luís Amaro, seu amigo e ex-director adjunto da revista Colóquio Letras. Amaro foi também o responsável pela organização e publicação da Obra Poética de José Terra, em quatro volumes, que "deverá sair dentro de 15 dias" na Modo de Ler, editora portuense de José da Cruz Santos, disse.

José Terra foi cofundador da revista Árvore - Folhas de Poesia (1951-53), com António Luís Moita, António Ramos Rosa, Raul de Carvalho e Luís Amaro. A sua obra Espelho do Invisível, editada em 1959, foi considerada por Ramos Rosa, na revista Seara Nova, como "um dos mais notáveis livros de poesia portuguesa" escrito nessa altura, recordou Amaro. "Nessa mesma crítica, Ramos Rosa referiu-se aos 39 sonetos que constituem a obra, [colocando-os] entre os mais belos da língua portuguesa de qualquer época".

Filólogo, historiador, ensaísta, crítico e tradutor, José Terra foi professor desde 1984 até à jubilação, na Universidade Sorbonne - Paris III.


Sem comentários: