domingo, 12 de maio de 2013

Viale-Moutinho: Primera linha de fogo...


Viale-Moutinho: Primera linha de fogo...

 
Amanhã será lançado o livro Primeira linha de fogo, Da Guerra Civil de Espanha aos campos de extermínio nazis, obra do escritora José Viale-Moutinho (Funchal, 1945).
O livro será apresentado por Silvestre Lacerda, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Viale-Moutinho esteve em Caracas, em Junho de 2011, a convite do Instituto Português de Cultura, tendo sido o orador principal do 10 de Junho no Centro Português.
Ficcionista e jornalista, foi secretário e, depois, presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, cuja direção integrou em dois mandatos, recebeu o diploma de mérito do Instituto Brasileiro de Antropologia da Amazónia e publicou vários trabalhos especializados no domínio da etnografia, tendo coordenado algumas coletâneas de literatura oral. Poeta, ficcionista e ensaísta, as suas obras ressentem-se das muitas incursões pela paisagem física e humana portuguesa, chegando a fundir, como sucede em Aquém e Além Montes, a observação da cultura tradicional portuguesa com o registo literário. Esse ancoramento na realidade histórica e social é, porém, frequentemente modalizado, na voz do ficcionista, pelo recurso a uma escrita que hesita entre o real e o sobrenatural e que inclui o absurdo e o insólito.
Estreou-se literariamente em 1966, com a coletânea de poemas Urgência e, em 1978, recebeu o Prémio Júlio Pereira de Matos da Casa da Imprensa de Lisboa pela obra Crónica do Cerco.
Desde aí, Viale Moutinho tem-se consagrado sobretudo à investigação sobre outros autores, assim como à organização de diversas antologias. In Infopédia.

Sem comentários: