quinta-feira, 16 de maio de 2013

Português é o 5.º idioma mais utilizado na Internet


Dados da União Internacional de Telecomunicações indicam que são já 83 milhões os utilizadores na rede que usam a língua portuguesa para comunicar e navegar. O inglês continua a liderar e o espanhol ocupa o terceiro lugar.
A língua portuguesa é já o quinto idioma mais 'falado' na Internet, tendo ultrapassado o árabe, o francês e o alemão, noticia a imprensa brasileira.
De acordo com os dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT) , citados pelo Estadão, serão já cerca de 83 milhões os utilizadores que utilizam a língua portuguesa para comunicar e navegar pela Web.
Isto significa que atualmente há já mais utilizadores lusófonos na Internet do que os 75 milhões de alemães, os 65 milhões que usam a língua árabe ou os 60 milhões que utilizam o francês, um feito que, segundo a UIT se deve sobretudo à expansão da Internet nos últimos dez anos no Brasil, o maior país lusófono com cerca de 194 milhões de habitantes.
Os especialistas ouvidos na imprensa brasileira referem que, em pouco anos, o português poderá superar o japonês - hoje com 99 milhões de utilizadores na rede - e que atualmente ocupa a quarta posição.
Isso porque a expansão da Internet no Brasil, Angola e em Moçambique ainda tem um longo caminho a percorrer até atingir os mesmos níveis de penetração dos países ricos, como o Japão, onde a Internet é uma realidade há muito tempo.


Sem comentários: