sábado, 11 de maio de 2013

Cinema: Obra de João César Monteiro recordada na Coreia do Sul


A Cinemateca Sul-Coreana inicia esta quarta-feira em Seul uma retrospetiva completa da obra de João César Monteiro, na primeira iniciativa do género dedicada ao realizador português naquele país asiático, escreve a agência Lusa.

O programa, intitulado «João César Monteiro e os seus companheiros», inclui a exibição de filmes de autores próximos ou influenciados do realizador, nomeadamente Margarida Gil, Pedro Costa, João Pedro Rodrigues, Miguel Gomes e João Tabarra.

No total, até ao final de maio, serão exibidos 20 filmes e estão previstas duas palestras sobre «o legado de César Monteiro» com a presença de Pedro Costa e João Tabarra, adiantou fonte da Embaixada de Portugal em Seul.

A retrospetiva, que começa com o filme «A Comédia de Deus», decorrerá no Seoul Art Cinema, da Federação das Cinematecas Sul-Coreanas, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Cinemateca Portuguesa e o patrocínio de uma empresa sul-coreana (KDB Daewoo Securities).

João César Monteiro (1939-2003), considerado um dos mais originais cineastas portugueses, assinou doze longas-metragens e nove longas e médias metragens.


Sem comentários: