quarta-feira, 6 de julho de 2016

Portugal está quase no fundo da lista do emprego cultural na Europa

Relatório do Eurostat faz retrato da situação no sector no ano de 2014.
Portugal é o quarto país dos 28 que actualmente integram a União Europeia (UE) com a percentagem mais baixa de empregos no sector da Cultura (2,2%), tendo apenas abaixo de si a Bulgária (2,1%), a Eslováquia (2%) e a Roménia (1,1%).

Os números foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, que apresenta resultados relativos ao ano de 2014, destacando em título que “seis em cada dez pessoas que trabalham no sector cultural têm diplomas do ensino superior”.
No topo do ranking do emprego cultural dentro da UE está o Luxemburgo (5,2%), logo seguido pela Suécia (4,1%) e pela Finlândia e pela Holanda (ambos com 3,9%). Mas, considerados todos os países referidos no relatório do Eurostat, a segunda posição é ocupada pela Islândia (4,7%), que não faz parte da UE. O relatório inclui também outros quatro países extracomunitários: a Noruega, a Suíça, a Macedónia e a Turquia – os dois últimos também com médias inferiores à realidade portuguesa, respectivamente com 2,1% e 1,8%.


Sem comentários: