terça-feira, 5 de abril de 2016

Lisboa recebe a primeira edição da ARCO em Maio



   
    Lisboa vai acolher a primeira edição de uma das mais importantes feiras internacionais de arte contemporânea do mundo. A ARCOlisboa decorre entre 26 e 29 de Abril na Cordoaria Nacional e conta com a participação de 44 galerias representantes de artistas nacionais e internacionais.
Organizada pela IFEMA, Feira de Madrid, com apoio e representação da produtora nacional Café Pessoa, do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Portugal, a ARCOlisboa pretende transformar o espaço da Cordoaria Nacional numa montra da diversidade do panorama artístico contemporâneo português em contexto internacional, atraindo ao local coleccionadores, admiradores e profissionais nacionais e estrangeiros.
Entre os artistas representados no certame destacam-se, entre outros, Joaquin Torres Garcia, Mario Merz, Dan Graham, Robert Barry, Julian Opie, Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Juan Luis Moraza, Ignasi Aballí, Maria Loboda, Felipe Arturo ou João Maria Gusmão + Pedro Paiva.
Do lado das galerias, marcam presença nomes como 3+1 Arte Contemporânea, Cristina Guerra Contemporary Art, Mário Sequeira, Pedro Cera, Quadrado Azul ou Pedro Oliveira, entre as portuguesas, ou ainda Ángeles Baños, Anne Barrault, Christopher Grimes, José De La Mano, Leon Tovar ou Umberto Di Marino, entre as estrangeiras.
A ARCOlisboa abre ainda espaço para o debate, com a realização de dois fóruns, um dedicado ao coleccionismo e outro às instituições, que contarão com a participação de comissários, críticos e coleccionadores nacionais e internacionais a par de instituições como o Museu de Serralves, o Museu Calouste Gulbenkian ou o Museu Colecção Berardo.
Todas as informações relativas ao programa certame podem ser consultadas no site da ARCOlisboa


Sem comentários: