quinta-feira, 21 de abril de 2016

Colômbia: FILBO 2016 - Portugal volta a marcar presença na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Teve início no dia 19 de abril de 2016 a 29ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, FILBO 2016, o segundo maior evento literário da América Latina. Desde que foi o país convidado, em 2013, Portugal tem marcado presença anualmente com uma representação importante de escritores, complementada por um stand com uma livraria portuguesa. Este evento, que decorre até 2 de maio, tem o apoio do Camões, I.P.
Nesta edição estarão presentes os escritores João de Melo, Francisco José Viegas, Isabela Figueiredo, Valter Hugo Mãe e Dulce Maria Cardoso e os editores Bárbara Bulhosa e Paulo Ferreira. Está previsto ainda que no stand/livraria portuguesa, se faça uma homenagem ao escritor Vergílio Ferreira cujo centenário se celebra este ano. No decorrer da Feira será lançada a tradução de “Caderno de Memórias Coloniais” de Isabela Figueiredo.
Esta edição, que tem como país convidado a Holanda, terá ainda, pela primeira vez, um salão de direitos de autor cuja organização está a cargo da agência literária portuguesa Booktailors.

Em Bogotá estarão presentes 149 escritores colombianos e 70 internacionais, dos quais se destacam a Prémio Nobel da Literatura de origem bielorussa Svetlana Alexiévich, a Prémio Nobel da Paz Jody Williams, os escritores Fernando Vallejo, Édouard Louis, Cees Noteboom e Nanette Blitz, sobrevivente do Holocausto e amiga de Ane Frank, e ainda os editores de Elena Ferrante, Sandra y Sandro Ferri.

Sem comentários: