domingo, 22 de março de 2015

Sofia Saraiva: “A 100 anos de Orpheu...”



 Tal como estava agendada, decorreu na passada sexta-feira, nos espaços da FILVEN a palestra "A 100 años de Orpheu: el protagonismo de Fernando Pessoa en el modernismo portugués". A intervenção foi protagonizada pela professora Sofia Saraiva, leitora do Instituto Camões em Caracas.
A interessante palestra foi seguida por um bom número de presentes, que ficaram assim a conhecer a importância da revista para o modernismo português e muito especialmente a relevância da participação do poeta dos heterônimos nessa publicação de curta vida, mas de grande significação para a história da nossa cultura.
Na sequência fotográfica podemos apreciar a palestrante um um ângulo da assistência.
Wikipedia: Orpheu apenas teve dois números publicados, correspondentes aos primeiros dois trimestres de 1915, sendo o terceiro número cancelado devido a dificuldades de financiamento. Apesar disso, a revista exerceu uma notável e duradoura influência: o seu vanguardismo inspirou movimentos literários subsequentes de renovação da literatura portuguesa.  Mau grado o impacto negativo que Orpheu causou na crítica do seu tempo, a relevância desta revista literária advém de ter, efectivamente, introduzido em Portugal o movimento modernista, associando nesse projecto importantes nomes das letras e das artes, como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros ou Santa-Rita Pintor, que ficaram conhecidos como geração d'Orpheu.

Sem comentários: