domingo, 15 de julho de 2012

Morreu o realizador e escritor António Damião

O escritor e realizador de cinema António Damião, 71 anos, faleceu hoje de madrugada, em Lisboa, informou a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em comunicado.
No texto, "a SPA lamenta o falecimento do seu cooperador António Damião, sócio da cooperativa desde 1973 e cooperador desde 1977".
António Damião foi assistente de realização e realizador da curta-metragem "Talvez Amanhã" (1969), tendo trabalhado com realizadores como António de Macedo, José Fonseca e Costa, António da Cunha Telles e Pierre Kast, entre outros, refere a SPA.
Natural da Pocariça, em Alenquer, António Damião foi também escritor, autor de 11 títulos, entre eles, "Na Boca da infância" (1988).
Criou o pseudónimo Henrique Nicolau, para livros policiais, tendo recebido os prémios Editorial Caminho de Literatura Policial, em 1985, com "O Trabalho é Sagrado", e Repórter X, em 1992, da Associação Policiária Portuguesa, com "Todos e Nenhum".
António Damião foi co-guionista dos filmes "Off" (1994), de Ruy Guerra, e de "Água na Fervura" (1995), de José Pedro Andrade dos Santos. In Diário de Notícias.

Sem comentários: