segunda-feira, 23 de julho de 2012

Assírio & Alvim reedita primeiro livro de Almeida Faria, 50 anos depois

Rumor Branco vai voltar às livrarias em Outubro. A estreia literária de Almeida Faria, que em 1962, tinha o escritor 19 anos, teve um significativo impacto no meio português, será republicada pela Assírio & Alvim. A chancela, agora integrada no grupo Porto Editora, vai debruçar-se depois sobre a “Tetralogia Lusitana”.
Prémio Revelação de Romance atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores (SPE), Rumor Branco mereceu na altura, de Óscar Lopes, “a melhor atenção discriminativa e as saudações devidas ao muito que tem de bom e sobretudo de estimulante”. O elogio do reputado crítico é recuperado na nota divulgada pela Porto Editora, que dá conta das reedições.

A mesma nota recorda as palavras dedicadas por Eduardo Lourenço ao livro: “Rumor Branco é a voz mais consoladora, veemente, solitária, contraditória e consciente dessa contradição, de todas que me têm chegado da nova geração… Desde Álvaro de Campos que uma tal dilacerante litania da solidão (e seu inverso fervor) não me chegava aos ouvidos.”

Sem comentários: