domingo, 15 de julho de 2012

Manoel de Oliveira não vai poder voltar logo ao trabalho

Os médicos dizem que o realizador, de 103 anos, está a ter uma boa evolução clínica, mas que o prognóstico continua reservado e que vai precisar de fazer fisioterapia. Reafirmaram que Manoel de Oliveira volta para casa em dois ou três dias.
Segundo os médicos, o realizador já come sozinho e sentado, e "há melhoria de sinais da dificuldade respiratória". Apesar disso, o realizador, quando voltar para casa, terá de manter o repouso e fazer fisioterapia e , portanto, não vai poder voltar logo ao trabalho.
O realizador entrou no Serviço de Urgência às 16h de sexta-feira com uma infecção respiratória mas, por ser portador de uma doenca cardíaca, foi internado nos cuidados intensivos do Serviço de Cardiologia do hospital.
Há cerca de dois anos, o realizador foi sujeito a uma intervenção cirúrgica para a colocação de um pacemaker e fez também uma angioplastia.
Oliveira é autor de mais de trinta longas-metragens, entre as quais "Aniki Bobó" (1942), "Francisca" (1981), "Os Canibais" (1988), "Vale Abraão" (1993) ou "O princípio da Incerteza" (2002). O seu mais recente filme "O Gebo e a Sombra", acabado de rodar no Verão passado em Paris, vai ser apresentado no Festival de Veneza em Setembro.

Sem comentários: