terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Malkovich em Lisboa: o elogio a Raúl Ruiz e Manoel de Oliveira


Chega ao telemóvel, muito informal, despindo o casaco como se estivesse numa sala que lhe é familiar. À sua espera estão centenas de pessoas – o bar da Fnac Chiado é pequeno quando o convidado é John Malkovich.
O público está lá para ver o actor que foi o amargurado Mr. Will de Lugares do Coração(Robert Benton,1984); o repórter Al Rockoff de Terra Sangrenta (Roland Joffé, 1984), o sedutor visconde Sébastien de Valmont de Ligações Perigosas (Stephen Frears, 1988), o professor que acredita que Shakespeare nasceu em Espanha de O Convento (Manoel de Oliveira, 1995), e o fragilizado barão de Charlus de O Tempo Reencontrado (Raúl Ruiz, 1999). 
Foi precisamente Ruiz que fez o actor norte-americano regressar a Lisboa para trabalhar emAs Linhas de Torres, o filme que o realizador chileno deixou por fazer quando morreu, no ano passado, numa altura em que o seu último título, Mistérios de Lisboa, recebia elogios da crítica e do público (o filme está a ser feito pela sua mulher, a cineasta Valeria Sarmiento). 

Sem comentários: