domingo, 29 de novembro de 2009

HOJE. José Fernando Tavares no Centro Português


Com motivo do XXIV aniversário do Instituto Português de Caracas, está na capital venezuelana o professor e ensaísta José Fernando Tavares.
Hoje, a partir das 18 horas, estará no Salão Nobre (Centro Português, Caracas) com a palestra A Mensagem de Pessoa e Os Lusíadas de Camões: aproximações e contrastes.
José Fernando Tavares (n. 1965), lisboeta como o poeta dos heterónimos, é especialista na obra do autor de Mensagem. O seu livro Fernando Pessoa e as Estratégias da Razão Política constituiu o texto da sua Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Nova de Lisboa.

A seguir um resumo do CV do nosso convidado.
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade Autónoma de Lisboa, e mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Leccionou, entre 1993 e 1996, as cadeiras de Literatura Comparada, Teoria da Literatura e Literatura Medieval Portuguesa na Universidade Autónoma de Lisboa. Ministrou um curso de Escrita Criativa na Aula do Risco, entre 1997 e 2000.
Foi redactor principal da revista literária Sol XXI, desde 1992. Dirigiu também o jornal Artes & Artes.
Lecciona, actualmente, as cadeiras de Língua e Cultura Portuguesa, Evolução da Comunicação Linguística IV e Literatura Infanto-Juvenil e Expressão Poética na Escola Superior de Educação do Instituto Jean Piaget, de Almada. Prepara actualmente o seu doutoramento. Da sua actividade como crítico resultaram cerca de trezentos artigos, quarenta prefácios a obras diversas, bem como um número considerável de intervenções públicas em conferências e colóquios desde o norte ao sul do país.
A sua bibliografia compreende, entre outros, os seguintes títulos: Para Uma Poética da Leitura (1991); A Letra do Espírito - Estudos sobre a Experiência do Imaginário (1996); Fernando Pessoa e as Estratégias da Razão Política (1998); Damião de Góis: Um Paradigma Erasmiano no Humanismo Português (1999); A Paisagem Interior I e II; Fernando Pessoa: da Razão Histórica à Utopia Teleológica (2002).
Para além da palestra no Centro Português, o professor José Fernando Tavares terá ainda encontros com os estudantes de Português (Universidad Central de Venezuela), no dia 30 de Novembro, e do Centro Português. Está também prevista uma dissertação sobre Literatura Infanto-Juvenil, nas instalações do Banco del Libro, no dia 1 de Dezembro. Antes, será entrevistado, no dia 30 de Novembro, pela Radio Arcoense.

Sem comentários: