terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ex-primeiro-ministro francês é fã de Pessoa e Vieira da Silva

Dominique de Villepin está no Estoril Film Festival para uma masterclass sobre Política Cultural. Ao CM, falou da responsabilidade do Estado na Cultura e confessou-se fã da arte e literatura portuguesas

Correio da Manhã – O que espera deste Estoril Film Festival?
Dominique de Villepin – Primeiro é um encontro entre artistas, cineastas, autores e, ao mesmo tempo, uma descoberta da nova criação cinematografia europeia. São momentos importantes na vida contemporânea para ver em que nível está a criação e ver as produções de novos artistas.
Qual será a essência da sua masterclass?
Vou falar do regresso ao que é a verdade da Cultura e da importância do papel do Estado, que tem um papel a representar. Tem de ser impulsionador e aberto e temos de questionar como o Estado pode ajudar a corrigir o mercado e a orientá-lo. Quando vemos um filme como ‘Avatar’ (de James Cameron), que custou 300 milhões de dólares, 50 vezes mais do que o orçamento médio de um filme francês, que custa dois milhões de euros, vemos que estamos muito longe deste jogo. E o Estado deve ajudar e também as novas tecnologias, a Internet, podem representar oportunidades.

Mais no Correio da Manhã.

Sem comentários: