sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Chapéus portugueses em filme... americano!

Em ‘Inimigos Públicos’, novo filme de Michael Mann nos cinemas portugueses a partir de hoje, há polícias e ladrões. E todos usam chapéu. Ao todo são 80 modelos de óptima qualidade e assinatura portuguesa. Os materiais (feltros) e tinturas foram criados na Fepsa, fábrica de São João da Madeira.
Para o chapéu de Johnny Depp, que interpreta John Dillinger, o mais famoso ladrão de bancos dos EUA nos anos 30, foi até criada uma cor exclusiva – 'o ‘black ruby’, um vermelho escuro, quase preto', como explica o proprietário da Fepsa, Ricardo Figueiredo.
A encomenda veio da Optimo Hats, cliente da Fepsa em Chicago, e 80 exemplares foram parar à rodagem de ‘Inimigos Públicos’, ocupando cabeças como as de Depp, Christian Bale – o polícia que persegue Dillinger – ou Billy Crudup.
O modelo é o ‘Fedora’, ao estilo gangster, e Ricardo Figueiredo está ansioso por vê-lo no grande ecrã. Porque afinal, nesta história de gansgters da Grande Depressão – hino aos policiais negros dos anos 40 –,'os chapéus são a alma do filme', diz o homem que ajudou a dar charme a estes polícias e ladrões de Michael Mann.

Sem comentários: