quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Museu da Imprensa da Imprensa: Manoel de Oliveira, 105 revistas

Numa inédita exposição, o Museu Nacional da Imprensa presta homenagem à vida e obra do cineasta português cuja filmografia reúne mais de meia centena de curtas, médias e longas metragens. A exposição exibe cronologicamente a presença de Manoel de Oliveira em 105 jornais e revistas nacionais e estrangeiros ao longo de 80 anos. Entre as publicações portuguesas que dedicaram muitas páginas à obra de Manoel de Oliveira, contam-se, além de outras, Seara Nova, Movimento, Cinema Novo, Grande Ilusão ou a Revista do Expresso. Na mostra documental, figuram ainda várias publicações francesas, como os "Cahiers du Cinéma", "Beaux Arts", "L' Avant Scène Cinema", suplemento cinéma do "Libération" e "L' Acchiappa Film".


Na exposição estão assinaladas críticas, entrevistas e reportagens publicadas desde os anos 30, década em que o cineasta realizou "Douro, Faina Fluvial". "Aniki-Bobó", "A Caça", "A carta", "O Convento" ou "Vale Abrão" são outros filmes de culto invocados na mostra.

Está também patente, no Aeroporto Sá Carneiro, a exposição "Manoel de Oliveira no humor mundial", mostra de caricaturas baseada no prémio especial lançado no Porto Cartoon-World Festival, dedicado exclusivamente ao cineasta.Ao todo, são mais de 30 desenhos de caricaturistas da Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Suiça, Turqia, Ucrânia e Portugal.

Sem comentários: