terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Retábulo deve ir para "roteiro de grandes obras internacionais"Retábulo deve ir Retábulo deve ir para "rpara "roteiro de grandes obras internacionais"

O Retábulo da Catedral de Évora, considerado o maior e um dos mais importantes conjuntos de pintura flamenga existentes em Portugal, deve ser "colocado no roteiro das grandes obras internacionais" do género, defendeu hoje um especialista.
"É importante colocar o Retábulo de Évora no roteiro das grandes obras internacionais de pintura flamenga, já que é uma obra importantíssima e tem tido pouca divulgação", considerou Joaquim Oliveira Caetano, do Retábulo deve ir para "roteiro de grandes obras internacionais". O especialista falava à margem do Congresso Internacional "O Retábulo de Évora e a Pintura Flamenga do Sul da Europa", que decorre entre hoje e domingo na cidade alentejana. Organizado pelo Museu de Évora, o encontro pretende estudar o retábulo, com os olhares de alguns dos mais importantes especialistas mundiais de pintura flamenga, e compará-lo, do ponto de vista técnico e artístico, com outras encomendas semelhantes. Segundo Joaquim Oliveira Caetano, "durante os séculos XV e XVI, foram feitas outras encomendas do mesmo género, de países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália, a grandes oficinas de pintura da Europa, nomeadamente flamenga".

Diário de Notícias.

Sem comentários: