quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ministério da Cultura cria gabinete para exportar música portuguesa



O Ministério da Cultura, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a cooperativa GDA assinaram ontem um acordo para a criação do Gabinete de Exportação da Música Portuguesa. Segundo a ministra da Cultura afirmou à agência Lusa, este gabinete «é o primeiro do género em Portugal» e vai destinar-se «unicamente à promoção e à abertura de canais para exportar a música portuguesa». Segundo Gabriela Canavilhas, este gabinete vai ser coordenado pela SPA e pelo Gabinete de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e terá a gestão de uma verba de um milhão de euros, distribuídos por três anos. «Somos o impulso que esta instituição necessitava para arrancar com este projeto, que só peca por tardio, porque todos os países da Europa já têm um gabinete desta natureza e o futuro da nossa dimensão económica passa por essa internacionalização», afirmou a ministra da Cultura.
Gabriela Canavilhas sublinhou ainda que «este tipo de apoio não tem características de subsídio mas sim de um apoio institucional voltado para a economia cultural».
«Estamos certos que este é um caminho que produz riqueza, que produz emprego e afirma a cultura e a língua portuguesas», frisou a ministra.
O gabinete, que terá a designação de Portugal Music Export, vai promover “música não clássica”, de vários outros géneros musicais, como o fado, o rock ou o pop.

Jornal da Madeira

Sem comentários: