terça-feira, 30 de novembro de 2010

Esta noite: Conferência da professora Ana Margarida Ramos


A celebração do 25º. Aniversário do Instituto Português de Cultura terá o seu acto central esta noite, no Salão Nobre do Centro Português, onde a professora Ana Margarida Ramos proferirá a palestra Fernando Pessoa e a literatura para a infância: encontros e desencontros.
ANA MARGARIDA RAMOS é professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leccion as disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. É doutorada em Literatura com uma tese intitulada Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII (Universidade de Aveiro, 2005). Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian – Casa da Leitura e é membro da comissão científica da revista Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, com a qual colabora assiduamente. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico».
Publicou vários livros, dos quais se destacam As Portas do Cerco ou a viagem pelas fronteiras do romance, do tempo e da história , Percursos de Leitura na Obra de Sophia , Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância , Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII e Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo .

Sem comentários: