sábado, 19 de dezembro de 2009

Vida e obra de Sophia retratada em livro


Sophia de Mello Breyner Andresen é lembrada por Alberto Vaz da Silva no livro Evocação de Sophia, apresentado no Centro Nacional de Cultura (CNC) quarta-feira. O livro, editado pela Assírio & Alvim, apresenta excertos de poemas e cartas de Sophia, analisados pelo autor.
Para além de evocar aspectos da vida e obra de Sophia, como as casas onde morou, as viagens que realizou, a resistência ao salazarismo e a constante luta pela liberdade e pela justiça, o livro de Alberto Vaz da Silva inclui um capítulo, denominado A escrita de Sophia, em que é analisada a caligrafia da maior poetisa portuguesa, falecida em 2004.
José Tolentino Mendonça, autor do posfácio da obra, disse na sessão de apresentação do livro, que encheu a galeria Fernando Pessoa do CNC, que lhe interessou muito "olhar para aquele que evoca, aquele que recorda", explicando que o que mais o fascinou foi o "extraordinário jardineiro da alma que é Alberto Vaz da Silva". Na apresentação estiveram ainda presentes Maria Velho da Costa, autora do prefácio do livro, Maria Andresen e Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do CNC. A filha de Sophia afirmou, emocionada, que o livro faz todo o sentido: "O Alberto fez ouvir intensamente a voz da minha mãe." In Diário de Notícias.

Sem comentários: