terça-feira, 12 de maio de 2009

Sociedade de Autores distingue 28 personalidades

Vinte e oito personalidades de diferentes áreas da Cultura são distinguidas dia 21, Dia do Autor Português, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) com a Medalha de
"Esta é uma forma de homenagear os autores portugueses e a criatividade em diferentes áreas", explicou à agência Lusa fonte da SPA.
A mesma fonte sublinhou que "a entrega e empenho de todos os distinguidos, sendo esta uma forma de reconhecimento por esse trabalho".
Na área do teatro são distinguidos, a actriz Alina Vaz, que este ano completa 50 anos de actividade teatral e que adaptou vários romances de autores portugueses para teatro radiofónico, e ainda Edgar Gonçalves Preto, autor de vários textos de revista, José Lopes de Almeida, Nicolau Breyner, Norberto Barroca, e Vítor Pavão dos Santos.
Na área da música é distinguido o compositor e guitarrista José Fontes Rocha, autor de muitos fados e de arranjos musicais para Amália Rodrigues, com mais de 50 anos de carreira, e ainda António Chaínho, Eugénio Pepe, Fernando Ribeiro, o maestro José Atalaya, o poeta Lopes Vítor, Paulo Alexandre e Sílvio Pleno.
Altino Tojal, Casimiro de Brito, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mário Cláudio e Vasco Graça Moura são os escritores distinguidos.
Maria Gabriel é a única artista plástica galardoada, enquanto na área da rádio, televisão e cinema receberão a Medalha de Honra Helder Mendes, João Matos Silva, Manuel Jorge Veloso, a realizadora Monique Rutler, o locutor Orlando Dias Agudo e Rogério Ceitil.
No mesmo dia o cantor e compositor José Cid será distinguido com o Prémio Consagração de Carreira.
A fadista Aldina Duarte encerrará a sessão que decorrerá na Galeria Carlos Paredes, com a apresentação do seu mais recente álbum, "Mulheres ao espelho".

Mais no Diário de Notícias.
Mais no Público.

Sem comentários: