sexta-feira, 29 de maio de 2009

Fados no Centro Português


O Instituto Português de Cultura apresenta, esta noite no Centro Português de Caracas, uma sessão de Fados ao Ar Livre, com a exibição do filme Fados, do espanhol Carlos Saura.
A nova obra-prima do galardoado realizador Carlos Saura (Tango nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro), procura captar a natureza intangível da "saudade" portuguesa e retratar a alma portuguesa através da sua música mais emblemática.
Tendo Lisboa como cenário, o filme explora as relações profundas entre a música e o cidade, e traça a evolução do Fado, das origens africanas e brasileiros à nova geração de Fadistas.
Com supervisão musical de Carlos do Carmo, o filme reúne uma das mais ricas bandas sonoras de "World Music", juntando o melhor dos novos talentos portugueses, como Mariza ou Camané, lendas internacionais, como Caetano Veloso e Chico Buarque, e estrelas em ascensão, como Lila Downs e Lura.
A magistral realização e encenação de Saura transforma a câmara no verdadeiro protagonista, deixando o espectador concentrar-se no essencial: a emoção.

Sem comentários: