segunda-feira, 16 de março de 2009

Brasil dá saltos! Portugal, passinhos!

Brasil elogia decisão de Portugal de adoptar Acordo Ortográfico este semestre.

Brasil dá saltos… Portugal, passinhos!

O Governo aguarda agora o lançamento, no próximo dia 19, da quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que incorpora as novas normas, para preparar um documento de orientação sobre a aplicação do Acordo Ortográfico. Esse documento deverá ser distribuído a professores e directores das mais de 200 mil escolas públicas do país ainda este semestre.

Segundo a Academia Brasileira de Letras, responsável pela elaboração do Volp, a nova edição, de 887 páginas, contém 349.737 vocábulos listados em ordem alfabética, além de cerca de 1500 estrangeirismos que aparecem ao final da obra. Foram adoptadas 15 medidas para suprimir dúvidas ou possíveis ambiguidades no texto do Acordo Ortográfico.

Em Portugal, o Vocabulário Ortográfico com as novas regras ainda está por produzir. O Governo português não fez ainda qualquer solicitação à Academia das Ciências de Lisboa nesse sentido. As mudanças ortográficas modificam 1,42 por cento do vocabulário em Portugal, e 0,43 por cento no Brasil.

Mais no Público.

Sem comentários: