domingo, 1 de março de 2009

Adeus a Sérgio Alves Moreira


Aos 77 anos, faleceu em Caracas Sérgio Alves Moreira, um dos fundadores da Comissão Fernando Pessoa, que posteriormente deu nascimento ao Instituto Português de Cultura. Sérgio, como era conhecido, nasceu em Espinho. Ainda jovem emigrou para a Venezuela, tendo vivido entre nós – em Caracas e Barcelona – durante mais de 50 anos.
Nele concorreram duas grandes paixões: a literatura e a política. Opositor declarado da ditadura do Estado Novo, foi com absoluta naturalidade que, em 1958, passou a formar parte da Junta Patriótica Portuguesa, e que, em 1961, participou activamente na preparação de umas das acções mais mediáticas contra a ditadura: a captura do Santa Maria. Devido a desencontros de opinião com o capitão Henrique Galvão, à ultima hora não embarcou no navio.
No campo cultural, esteve constantemente rodeado de livros – sem favor algum, foi reconhecido como um dos melhores livreiros da Venezuela – e fez do seu local de trabalho – a Librería Divulgación – um local de divulgação da literatura portuguesa.
Nos últimos tempos, fundamentalmente por razões de saúde, não nos pode acompanhar com a frequência que desejava, mas não deixou, porém, de se manifestar atento e solidário com o nosso trabalho. Aos seus amigos e família, a nossa manifestação de fraterna solidariedade.

Sem comentários: