sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sábado 14: O Convento de Manoel de Oliveira


Aproxima-se do fim o Ciclo Manoel de Oliveira, apresentado pelo Instituto Português de Cultura, no Centro Português de Caracas. Agora é a vez de O Convento (2002), cuja sinopse apresentamos a seguir.

O professor Michael Padovic é um investigador norte-americano que está a trabalhar numa tese que se destina a provar que Shakespeare tinha ascendência espanhola e não britânica. Mas faltam-lhe alguns documentos essenciais, os quais julga estarem nos arquivos do antiquíssimo Convento da Arrábida, em Portugal.
Por esta razão, ele e a sua mulher, Hélène, viajam de Paris até à Arrábida, onde se instalam. O seu anfitrião é o guardião do convento, uma estranha personagem que dá pelo nome de Baltar.
Há qualquer coisa de misterioso em Hélène que cativa Baltar. Para distraír a atenção do marido dela, sugere-lhe que ele contrate como sua assistente, Piedade, a nova arquivista do convento.
Hélène descobre que o marido a rejeita em favor do trabalho e o facto de Piedade ser jovem e bonita aumenta ainda mais a tensão, servindo ao mesmo tempo os propósitos diabólicos de Baltar e a subtil manipulação de Hélène.
A situação torna-se extremamente bizarra e culmina de forma inesperada.

Mais em Madragoa Filmes.

Sem comentários: