terça-feira, 14 de março de 2017

Festival Literário da Madeira arranca esta terça com Svetlana Alexievich

Nobel da Literatura bielorrussa é a convidada do evento para reflectir sobre se "haverá algo mais assustador do que o homem?"
         O Festival Literário da Madeira inicia-se esta terça-feira, com a jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura, e fecha no sábado com o Prémio Pessoa Frederico Lourenço e o norte-americano Adam Johnson, vencedor do Pulitzer.
PUB
Organizado pela Eventos Culturais do Atlântico, o Festival Literário da Madeira é este ano dedicado ao tema Literatura e a Web - entre o medo e a liberdade, tendo como palco o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal. A sessão de abertura, hoje às 18h, tem prevista a presença de Svetlana Alexievich, numa conversa com o jornalista Luís Caetano, da Antena 2, que toma a experiência da autora, dos testemunhos que procurou e recolheu ao longo do seu percurso - testemunhos de guerra, de morte e de destruição, testemunhos de sobrevivência - para a pergunta que norteia o encontro: "Haverá algo mais assustador do que o homem?".
Svetlana Alexievich foi distinguida em 2015 com o Nobel da Literatura, destacando então a Academia Sueca a sua "escrita polifónica", em que as vozes das testemunhas se multiplicam, como "um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo".
Na segunda-feira, dia em que Alexievich seria recebida pelo presidente do Governo Regional, a escritora viu a sua chegada à Madeira adiada devido ao vento forte que se fez sentir e que atingiu o aeroporto.
O encerramento do festival, no dia 18, conta com o escritor norte-americano Adam Johnson, numa conversa com o jornalista e escritor português Miguel Sousa Tavares, moderada pelo jornalista Paulo Moura. Adam Johnson venceu o Prémio Pulitzer de Ficção, em 2013, pelo romance Vida Roubada (The Orphan Master's Son).

Sem comentários: