terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vasco da Gama de bicicleta e Pessoa a ler A Bola

As ilustrações que a francesa Irène Bonacina criou para o livro "Os Portugueses em Paris" mostram, por exemplo, Vasco da Gama de bicicleta ou Fernando Pessoa a ler A Bola e estarão expostas a partir de sexta-feira na capital francesa.
Os desenhos que o consulado-geral de Portugal expõe até 15 de fevereiro são os originais que ilustram a obra "Os Portugueses em Paris ao longo dos séculos e dos bairros", editada pela Chandeigne em 2009.
Anne Lima, da editora, explicou à agência Lusa que a "pequena viagem" entre os séculos XV e XX pela Paris que os portugueses frequentaram sempre não é um livro exaustivo; é antes a narração de "pequenos episódios, por bairro e do centro para a periferia".
"A pesquisa que fomos fazendo pelas marcas portuguesas na cidade e nos seus arredores permitiu-nos perceber, por exemplo, que esta ligação se vai transferindo ao longo dos séculos do centro para a periferia. Ou seja, quanto mais perto dos dias de hoje, mais longe do centro da cidade estão os portugueses", acrescentou.

Sem comentários: