sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sair do Porto para o melhorar


Marcos Cruz dirige escola de Arquitectura da University College, ao fim de 12 anos, em Londres


Doze anos depois de chegar a Londres, o arquitecto portuense Marcos Cruz assume os comandos da escola de Arquitectura da University College of London, mas, segundo o próprio confessa, continua com os olhos postos em Portugal.

Longe dos edifícios sumptuosos que têm marcado diferentes épocas da história britânica, é num ambiente quase terceiro-mundista que estudam os alunos da Bartlett School of Architecture. O objectivo é transformar o edifício numa ferramenta prática de aprendizagem. Escondido está o equipamento de ponta e os conhecimentos que fazem da instituição uma das mais conceituadas no Reino Unido.

Foi esse mesmo espírito que, há 12 anos, cativou o português Marcos Cruz. Uma dezena de anos depois de atrair as atenções dos docentes britânicos, o portuense conquistou os olhares do mundo com o trabalho de doutoramento "The inhabitable flesh of architecture", distinguido pela maior instituição britânica de arquitectura, RIBA. A tese arrancou uma discussão teórica no mundo arquitectónico e valeu a Marcos Cruz a posição de director do departamento de Arquitectura da Bartlett.


+ no JN

Sem comentários: