segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cinema: Joaquim Leitão vence Prémio Sophia com "Até amanhã camaradas"



Joaquim Leitão venceu o Prémio Sophia para Melhor Realizador com o filme "Até amanhã camaradas", enquanto o Prémio de Melhor Filme foi para "A última vez que vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.
Rita Durão, com a interpretação "Em segunda mão", obteve o prémio para Melhor Atriz, e o de Melhor Ator foi para Pedro Hestnes, também pela interpretação "Em segunda mão".
A Academia Portuguesa de Cinema atribuiu ainda, quarta-feira à noite, prémios de carreira ao diretor de fotografia Eduardo Serra, ao produtor Henrique Espírito Santo e ao realizador José Fonseca e Costa.
O Prémio de Melhor Atriz secundária foi atribuído a Beatriz Batarda, pela interpretação em "Comboio Noturno para Lisboa", e o de Melhor Ator Secundário a Adriano Luz, pelo seu papel em "Até Amanhã Camaradas".
O Prémio de Melhor Diretor de Fotografia foi para Rui Poças, por "A Última Vez que Vi Macau", e o de Melhor Argumento Original para João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, também pelo filme "A Última Vez que Vi Macau".
João Braz, com "É o amor", venceu o prémio Sophia para Melhor Montagem e André Marques, com "Luminita", obteve o galardão para Melhor Curta-Metragem de Ficção.

Sem comentários: