sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ocho maneras de conocer Lisboa a pie…



La mejor manera de conocer la Lisboa más esencial es recorrer sus calles como si fuese un verdadero lisboeta. Los barrios más auténticos son el Chiado, Bairro Alto, la Baixa pombalina y Alfama. Por aquí se mueven los lisboetas a diario, andando o en tranvía. Lo mejor para empezar el día es tomarse un café (que aquí se llama bica y siempre es expreso) acompañado de un pastel de nata. Porque estos deliciosos pasteles no solo se comen en Belém. En cualquier pastelería del centro de la ciudad puede encontrarlos, casi igual de sabrosos. El resto del tiempo puede pasarlo yendo de tiendas. Las más interesantes son aquellas en las que se pueden comprar productos portugueses, como A Vida Portuguesa, en el Chiado, con marcas antiguas que nunca pasan de moda. La Excursión con Lisboa Auténtica dura 3 horas y cuesta 15 euros por persona. Incluye viaje en tranvía, café y pastel de nata.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Candidatura do cante alentejano com parecer positivo da UNESCO



A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade recebeu um parecer positivo de uma comissão internacional de especialistas da UNESCO, revelou à agência Lusa o responsável do processo, Paulo Lima.
"O parecer diz que a candidatura reúne todas as condições", pelo que "temos fundadas esperanças de que o cante alentejano seja inscrito na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), declarou.
Segundo o mesmo responsável, também diretor da Casa do Cante, em Serpa, o parecer deste grupo de especialistas costuma ser "bastante vinculativo para a decisão final" do Comité Internacional da UNESCO, que se reúne entre os dias 24 e 28 de novembro, em Paris (França).
 

Saudades da Lisboa desaparecida


Quatro pinturas sem autor nem data mostram Lisboa antes do terramoto de 1755. Provavelmente foram pintadas quando a nova Lisboa começava já a edificar-se – um sinal de nostalgia.
Uma pintura do Terreiro do Paço, uma do Rossio, outra do Mosteiro dos Jerónimos e uma quarta do Convento de Mafra. No incío do ano, Álvaro Roquette e Pedro Aguiar-Branco, do Antiquário AR-PAB, compraram a um antiquário internacional – preferem não revelar nem o nome nem a nacionalidade – quatro óleos que mostram como eram estes lugares antes do terramoto de 1755. Desde Abril à venda, ainda não os conseguiram “encontrar o comprador certo”, diz ao PÚBLICO Pedro Aguiar-Branco – querem vendê-los juntos por 390 mil euros.
Álvaro Roquette e Pedro Aguiar-Branco não conseguiram descobrir o percurso destas obras – há quanto tempo estão longe de Portugal? São de autoria portuguesa? São perguntas que não conseguiram esclarecer no acto da compra, nem até agora. Além disso as pinturas não estão datadas nem assinadas.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cinema: "Hospedaria" venceu Prémio Transfronteira em Cáceres




O documentário "Hospedaria", do português Pedro Neves, venceu ontem o Prémio Transfronteira, na X edição do festival internacional de cinema documental Extrema'Doc, que hoje terminou em Cáceres, Espanha.
Pedro Neves recebeu o prémio das mãos de Raquel Gafanha, responsável do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões.
"Hospedaria", filme de Pedro Neves, retrata uma antiga hospedaria do Porto, onde já não mora ninguém, mas onde ainda subsistem os indícios das vidas que por ali passaram, quase todas associadas à prostituição, à carência e à precariedade, segundo informação do Festival Curtas de Vila do Conde, onde foi exibido este ano.
Pedro Neves, realizador e jornalista, já venceu o prémio de Melhor Filme no Extremadoc, em 2010, na categoria Transfrontera, com "Os Esquecidos". "A Olhar o Mar", que venceu o Prémio do Público do Festival de Cinema e Vídeo de Vancouver, "Pobreza no Porto" e "Agua Fria", selecionado para o festival de "curtas" de Clermont-Ferrand, contam-se entre outras obras que dirigiu.

Siza Vieira distinguido com prémio internacional



O arquiteto Álvaro Siza Vieira foi distinguido pela edição inaugural do prémio Mies Crown Hall para as Américas, no período entre 2000 e 2008, pelo edifício da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Brasil, anunciou esta sexta-feira a organização.

O prémio distingue os melhores trabalhos de arquitetura nas Américas e entrega ao distinguido 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros) para o "apoio de investigação".

O edifício da Fundação Iberê Camargo, finalizado em Maio de 2008, é descrito na página do prémio como um espaço "estreito e ladeado por uma avenida movimentada", estando "dependente da forma da encosta contra a qual está construído".

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mariza recebe Prémo Womex 2014




A fadista Mariza, que venceu o prémio Womex 2014, recebe este domingo o galardão em Santiago de Compostela, Espanha, antecedendo o concerto com que encerra a 20.ª edição da feira de 'world music'.
Mariza foi galardoada com o Womex 2014 por ter alcançado "novos patamares artísticos" na sua área musical. "Desde a edição do seu primeiro álbum, há 13 anos, Mariza tornou-se conhecida como o expoente máximo vivo do Fado, bem como a artista mais visionária e inovadora no estilo.
Ela criou o seu próprio som, que é igual nas tabernas de Lisboa ou nas mais prestigiadas salas de espetáculo no Mundo, e é tanto uma estrela em Portugal como no seio da comunidade da World Music", lê-se no comunicado da Womex, que, no início de setembro último, anunciou a atribuição do prémio à fadista portuguesa.