sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cinema: "O Desolado" estreia-se nas salas francesas

O filme "O Desolado", segundo volume da trilogia "As mil e uma noites" de Miguel Gomes, estreia-se na quarta-feira, em França, em 55 salas de cinema do país. O primeiro volume já levou 35 mil espetadores às salas.
De acordo com a mesma fonte, "O Inquieto", primeiro volume da trilogia, já levou às salas francesas 35 mil espetadores, em cinco semanas de exibição, e continuará em cartaz em 45 cinemas daquele país.
Em Portugal, o primeiro volume "O Inquieto" irá estrear-se nas salas de cinema a 27 de agosto, seguindo-se "O Desolado", a 24 de setembro, e, finalmente, "O Encantado", a 01 de outubro.
Rodado durante um ano, do verão de 2013 ao de 2014, a obra aborda a crise financeira em Portugal, e teve estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, no Festival Internacional de Cinema de Cannes, no passado mês de maio, onde foi aclamado pela crítica especializada.
O filme, que adapta de forma livre o modelo do livro "As mil e uma noites", parte de múltiplas histórias reais que tiveram lugar em Portugal, entre 2013 e 2014, recolhidas por um grupo de jornalistas, de modo a retratar a sociedade portuguesa no meio da crise social e económica.


quinta-feira, 30 de julho de 2015

Cinema: Pátio das Cantigas. "Nunca quisemos fazer melhor do que o antigo!"

Na manhã seguinte à antestreia de O Pátio das Cantigas, de Leonel Vieira, o DN juntou num hotel de um bairro popular de Lisboa os dois protagonistas do remake do filme de 1942.
Para o bem e o para o mal, esta nova versão de O Pátio das Cantigas reforça a crença que o timing do humor é o mais importante num filme de comédia...
Miguel Guilherme (M.G.): O timing dos atores ou do próprio filme...
César Mourão (C.M.): Um está ligado ao outro, ambos têm de estar bem para resultar.
M.G.: Quando está bem, é maravilhoso.
C.M.: Para mim, comédia é timing.
Ontem [terça-feira] na antestreia, perceberam o que resulta e o que não resulta para o grande público, mesmo sabendo que a maior daqueles convidados são cúmplices do projeto?



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Molécula patentada em Coimbra eficaz contra o cancro


       


A molécula Redaporfin, descoberta na Universidade de Coimbra (UC) e já patenteada, é eficaz no tratamento de vários tipos de cancro através de terapia fotodinâmica, uma terapia inovadora que permite eliminar as células cancerígenas de forma precisa. A conclusão é de um conjunto de estudos e experiências realizados em ratinhos entre 2011 e 2014.         
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a universidade portuguesa conta que, nos ensaios efetuados, 86% dos ratinhos com tumores diversos que foram tratados com esta tecnologia, de acordo com exigentes protocolos de segurança, ficaram curados, não se observando efeitos secundários como acontece com os tratamentos convencionais, nomeadamente a quimioterapia.

        Um estudo baseado nestas experiências e que acaba de ser publicado no European Journal of Cancer demonstrou, também, "uma taxa de reincidência da doença muitíssimo baixa", reiterando a eficácia da molécula. 


terça-feira, 28 de julho de 2015

... e também traduzia!




 Treze novos livros traduzidos por José Saramago no arquivo da FJS
A partir de hoje, o arquivo da Fundação José Saramago conta com treze novos livros, obras literárias, históricas e políticas traduzidas por José Saramago. Esta pequena colecção foi doada à FJS pela Fundação PT, depois de ter descoberto estes livros numa antiga biblioteca que funcionou na Estação Emissora da empresa em Vendas Novas, desactivada no final da década de 1970. Os exemplares eram então adquiridos por um funcionário que quando se deslocava a Lisboa regressava à vila alentejana com novas obras com que alimentava o catálogo da biblioteca. Entre elas, as treze que a partir de hoje têm nova morada, na Casa dos Bicos, em Lisboa.
Fundação José Saramago.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Luís de Matos faz magia no West End de Londres



O ilusionista português Luís de Matos é um dos protagonistas do espetáculo "Impossible" [Impossível], no West End, o bairro dos teatros dos musicais em Londres, a partir deste sábado.

As primeiras apresentações agendadas para sexta-feira e sábado foram canceladas por ainda estarem a ser dados "os últimos retoques", segundo a produção, mas a sessão da noite de sábado mantém-se programada.
Promovido como "o maior espetáculo de magia das últimas décadas", terá números de ilusionismo, escapismo, truques com recurso a tecnologia e outros feitos sem qualquer recurso senão a técnicas simples de prestidigitação.
Dirigido por Anthony Owen, produtor premiado por vários programas televisivos de magia, "Impossible" vai reunir oito artistas internacionais no mesmo palco pela primeira vez: Jonathan Goodwin, inglês Chris Cox, Katherine Mills, Ben Hart, Jamie Allan, Magical Bones, Ali Cook e Luís de Matos.
Luís de Matos, que em 2010 participou no programa "Magicians" na estação televisiva britânica BBC, é apresentado como autor de "proezas audaciosas e capaz de fazer desaparecer automóveis".

"O Pátio das Cantigas" estreia na próxima semana



Sete décadas depois da estreia, o filme "O Pátio das Cantigas" volta no fim do mês às salas de cinema em Portugal, uma comédia do realizador Leonel Vieira que é a primeira de três "homenagens" aos clássicos portugueses.

"Não posso repetir esse filme, então só posso fazer uma homenagem", disse esta quinta-feira o realizador à Lusa, precisamente a uma semana da estreia.
O filme baseia-se no sucesso do que foi realizado em 1942 por Francisco Ribeiro, com atores como Vasco Santana, António Silva ou Ribeirinho. Mas é apenas isso, garante o realizador do novo "Pátio": "não refilmei o guião, distanciei-me muito, peguei em alguns elementos que mantive, que são para mim uma homenagem ao filme que nos inspira".
E acrescenta Leonel Vieira: Fizemos um corpo totalmente novo, e acho que o nosso humor é renovado. São outros diálogos, as nossas cenas de humor estão noutras cenas e não tentei refazer as cenas emblemáticas.
Apesar da distância temporal e do distanciamento do original, diz o realizador que se percebe que um é inspirado no outro, que mais não seja pelo título, pelo nome das personagens, pelas "pequenas homenagens" dentro do filme.

domingo, 26 de julho de 2015

Livraria Lello vai cobrar 3 euros por entrada




       É um dos edifícios mais visitados da cidade do Porto e quem apenas pretende comprar um livro pode deparar-se com uma multidão. Para disciplinar as visitas e proteger os leitores a livraria Lello vai exigir 3 euros que depois podem ser descontados na compra de um livro.
      É um dos edifícios mais visitados da cidade do Porto e quem apenas pretende comprar um livro pode deparar-se com uma multidão. Para disciplinar as visitas e proteger os leitores a livraria Lello vai exigir 3 euros que depois podem ser descontados na compra de um livro.
      O edifício que está classificado como monumento de interesse público é visitado diariamente por milhares de turistas.