"É a primeira iniciativa universitária dedicada ao estudo de um autor que, ao longo dos anos, tem marcado a vida social e cultural do nosso país. Vasco Graça Moura tem tido uma influência enorme na Academia e já era tempo de lhe fazermos esta homenagem. Tudo se organizou de forma muito espontânea e dinâmica", diz ao JL, o prof. catedrático Eduardo Paz Barroso, organizador, a par da também prof.ª catedrática Isabel Ponce de Leão, do colóquio 50 anos de Vida Literária de Vasco Graça Moura, que decorre a 31 de maio, a partir das 10 da manhã, na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, entidade que desde logo apoiou e acarinhou este projeto.
O colóquio - primeira iniciativa de várias a decorrer até 2013, como uma exposição biográfica na Cooperativa Árvore - é organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, do polo do Porto.
Depois da sessão de abertura - com Salvado Trigo, reitor da UFP, Inês Gomes, a diretora da FCHS e os dois comissários - decorre, a partir das 10 e 30, a conferência de abertura por Gaspar Martins Pereira, prof. catedrático do departamento de História da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto. O investigador falará sobre o Porto no imaginário da obra de Vasco Graça Moura (VGM).
Sem comentários:
Enviar um comentário