sábado, 30 de junho de 2012
Estudo científico dá a portuguesa prémio do MoMA
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Maria Freitas em Caracas
Portugal será país convidado da Feira do Livro de Bogotá em 2013
O convite foi feito no fim-de-semana passado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, na visita oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao país e foi confirmado hoje pela SEC.
Significa que a literatura em língua portuguesa estará em destaque durante dois anos consecutivos numa feira do livro da América Latina, uma vez que o Brasil foi o país convidado deste ano.
A participação de Portugal na feira funcionará em três eixos: “Venda de livros em língua portuguesa, presença no certame de vários autores portugueses e promoção de Portugal como destino turístico e de turismo cultural”, referiu a secretaria de Estado da Cultura.
A pedido da organização, o programa incluirá ainda uma componente musical e gastronómica.
Em comunicado, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, afirmou que “esta será uma oportunidade excelente para promoção da cultura portuguesa, de forma transversal, naquela que é a segunda feira do livro mais importante em língua castelhana, logo a seguir à de Guadalajara [no México]”.
Festival de curtas de Vila do Conde faz 20 anos e não lhe estragaram a festa
quinta-feira, 28 de junho de 2012
França condecora a escritora Dulce Maria Cardoso
Criada em 1957, a condecoração da Ordem das Artes e das Letras corresponde a uma das mais altas distinções honoríficas da República Francesa e homenageia personalidades que se destacaram pela sua contribuição na difusão da cultura em França.
Entre os portugueses que já receberam esta condecoração estão os escritores Lídia Jorge e António Lobo Antunes, a fadista Mariza, o comendador Joe Berardo, o ensaísta Eduardo Lourenço, o editor Manuel Alberto Valente, o coreógrafo e bailarino Rui Horta, a actriz Leonor Silveira, o jornalista Carlos Pinto Coelho e o encenador Joaquim Benite.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Rio de Janeiro e São Paulo recebem cinema português
terça-feira, 26 de junho de 2012
Filme passado em Lisboa premiado em Los Angeles
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Urbano Tavares Rodrigues lança livro “erótico e cosmopolita”
domingo, 24 de junho de 2012
Oscar Benassini : Yo extraño a José Saramago
No mundo dos ebooks em português
sábado, 23 de junho de 2012
Sepultura de cão com 7600 anos em Alcácer do Sal
Monólito com três mil anos no Fundão
Argentina: Homenagem a José Saramago...
Google: Mirandês entre 7.000 idiomas que integram projeto de recuperação
Concertos de Mariza e Casa de Fados esgotados em Madrid
Fortificações de Elvas na lista para Património Mundial
sexta-feira, 22 de junho de 2012
India: Identity lost to an identical other
Filme Dot.com” Teles, nomeado para Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos
Apesar de em Portugal ter estreado em 2007, o filme só chegou a Itália no final do ano passado, tendo sido muito bem recebido pela crítica e pelo público italiano. O La Repubblica escreveu que “Aguasaltas.com [título em Itália] é já um filme de culto”.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Ana Luísa Amaral no Teresa Carreño...
A tradução é de Nidia Hernández, condutora do programa de rádio La Maja Desnuda, site de poesia premiado internacionalmente e tem transmissão na Rádio Nacional de Venezuela FM 91.1
Recensão de O Homem Duplicado em jornal indiano....
2012, ano zero da Cultura
Tiago Silva Nunes mostra fotografias de Pequim
Cinemateca faz retrospectiva de António de Macedo
Madeira: Reitor revela número de alunos que abandonaram a UMa devido à crise
Cines vacíos en Italia, España y Portugal; llenos en Francia, Alemania y Reino Unido
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Ciência: Prémio internacional para a Madeira
Ensaio sobre a Cegueira… entre os 100 melhores do mundo!
Representantes da cultura apresentam carta de reflexão sobre o estado do sector
Trata-se de uma iniciativa não partidária, que servirá para lançar o documento, ao mesmo tempo que tem também o propósito de se constituir como fórum para discussão e o desenho de acções futuras. O documento, que recebe o título de Cultura e Futuro, para além de pretender recolocar a Cultura no centro da discussão pública, assume-se como supra-sectorial, centrando a discussão no acesso das populações à cultura, visando o estabelecimento de metas de consolidação da relação do poder, central e local, com quem trabalha em arte e cultura.
A carta tem por promotores iniciais o programador António Pinto Ribeiro, a historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, o director do teatro São Luiz José Luís Ferreira, a deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins e o realizador de cinema João Salaviza, contando já com 200 subscritores ligados à programação artística, das bibliotecas, museus, da música, da investigação, da arquitectura ou da literatura, nomes como Paulo Ribeiro, António Capelo, Luísa Costa Gomes, Miguel Lobo Antunes, João Fernandes, Isabel Worm, Salvador Santos, Jacinto Lucas Pires, Manuel Graça Dias, António Pinho Vargas ou Jorge Custódio.