terça-feira, 1 de maio de 2012

Pessoa mais venerado no Brasil que em Portugal


Cavalcanti Filho: "Queria conhecer o Pessoa homem"
O autor brasileiro Cavalcanti Filho transformou décadas de encanto pelo poeta português no livro ‘Uma Quase-Autobiografia’, onde reconstrói a vida do autor de ‘Livro do Desassossego’.
...
O Pessoa é venerado no Brasil, muito mais do que aqui. Vocês não fazem ideia da diferença entre a veneração lá e uma certa indiferença que vocês ainda hoje exercem.


1 comentário:

Jorge disse...

É lamentável o que José Paulo Cavalcanti escreveu e anda por aí propalando sobre o Fernando Pessoa, acerca da sua natureza homossexual, não provada, vaidade por usar roupas de qualidade e óculos de grau 3 para uma miopia de 12 e, abisme-se, não ter imaginação, porque os nomes das personagens de alguns poemas, como a "tabacaria", serem retirados da vida real.
Creio que a veneração que diz haver no Brasil não se estende a ele, que procura apequenar o poeta e o país onde nasceu e viveu.
Como afirmou Luis César Ebraico no seu blog "loganalisepro", Cavalcanti está "tentando convencer o leitor - com a sutileza de um elefante - de que, em torno desse último (FP), fez-se, como diria Shakespeare, much ado about nothing (muito barulho por nada), pois os dados (a "matéria" de Schopenhauer) que colheu levaram-no à sua grande descoberta: a de que Pessoa "não tinha imaginação"."