segunda-feira, 30 de março de 2015

Inglaterra: Fadista português candidato a "Best Artist"




O fadista Ricardo Ribeiro é um dos quatro candidatos ao prémio de "Best Artist" ("Melhor Artista) de 2015 atribuído pela revista de música britânica Songlines. O músico português foi escolhido pelos leitores da publicação, que foram responsáveis pela seleção dos finalistas das quatro categorias a concurso.

Ricardo Ribeiro foi nomeado pelo seu álbum "Largo da Memória", editado em 2013 pela Parlaphoe, e que foi avaliado com quatro estrelas (num máximo de cinco) pela revista britânica, que todos os anos distingue o melhor artista, o melhor grupo, a melhor colaboração intercultural e o melhor "estreante" do mundo da 'world music'.

domingo, 29 de março de 2015

“Ensaio sobre a Lucidez” publicado na editora alemã


No início deste mês de março, a btb publica este que é o sexto título com a chancela desta editora alemã. Depois de Claraboia, O Homem Duplicado, As Pequenas Memórias, A Viagem do Elefante e Caim, surge Ensaio sobre a Lucidez, um livro “corajoso”, como é classificado pelo jornal Die Zeit, mencionado na contracapa do livro.
A tradução esteve novamente a cargo de Marianne Gareis.
Veja aqui mais sobre Ensaio sobre a Lucidez, publicado em Portugal em 2004 e, pela primeira vez, na Alemanha em 2006.
Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram em branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%. Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar em branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de rutura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar.”

'Capitão Falcão' na abertura do festival IndieLisboa 2015




          O filme português 'Capitão Falcão', de João Leitão, que parodia o regime do Estado Novo em Portugal, inaugurará a 23 de abril o IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, anunciou a organização.

          A comédia, protagonizada por Gonçalo Waddington, no papel de um super-herói fascista, ao serviço de António de Oliveira Salazar, será exibido na semana de estreia nacional, em todo o país.
O 12.º IndieLisboa decorrerá de 23 de abril a 3 de maio, encerrando com Force Majeure, de Ruben Ostlund, sobre uma semana de férias de uma família sueca nos Alpes suíços.

sábado, 28 de março de 2015

Morreu o Prémio Nobel que escreveu sobre Lisboa…



O nobel Tomas Tranströmer, mestre da metáfora e da contenção, morreu aos 83 anos, depois de 25 em silêncio.
Pensar através de imagens para a poesia, dizia Tomas Tranströmer em muitas entrevistas, um pensamento sempre sublinhado no modo como exerceu o eu discurso poético. Era marcado por uma rara capacidade de iluminar o real nos seus mais pequenos detalhes, através da linguagem poética e uma imaginação prodigiosa onde conjugava o humano mais íntimo com a natureza mais selvagem.
Luís Costa e Vasco Graça Moura fizeram algumas traduções. Entre elas Alfama, poema incluído na colectânea 21 Poetas Suecos (Vega, 1987).
Aqui deixamos esse poema:
Lisboa
No bairro de Alfama os eléctricos amarelos cantavam nas
Subidas.
Havia duas prisões. Uma delas era para os gatunos.
Eles acenavam através das grades.
Eles gritavam. Eles queriam ser fotografados!

"Mas aqui", dizia o revisor e ria baixinho como um afectado
"aqui sentam-se os políticos". Eu vi a fachada, a fachada, a fachada
e em cima, a uma janela, um homem,
com um binóculo à frente dos olhos, espreitando
para além do mar.

A roupa pendia no azul. Os muros estavam quentes.
As moscas liam cartas microscópicas.
Seis anos depois, peguntei a uma dama de Lisboa:
Isto é real, ou fui eu que sonhei ?

Tomas Tranströmer (Tradução por Luís Costa)

sexta-feira, 27 de março de 2015

Cinema: Filme português premiado em Espanha



O filme "Cavalo Dinheiro", do realizador português Pedro Costa, conquistou o prémio de "Melhor Longa-Metragem" durante a 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Múrcia (IBAFF), em Espanha.

              O galardão, no valor de 4.500 euros, atribuído ao filme português por um júri internacional composto por figuras como o cineasta Andrés Duque ou a crítica francesa Sylvie Pierre, é considerado o mais importante daquele festival.

            "Cavalo Dinheiro é uma história plena de política e poesia na qual Costa relembra alguns dos fantasmas da história do seu país - incluindo a Revolução dos Cravos - e em que recupera Ventura, protagonista de vários filmes seus", explica o site oficial do IBAFF.