Mais de 20 músicos subirão ao palco do renovado auditório do Fórum Luísa Todi para celebrar e cantar José Afonso e comemorar o 25.º aniversário da Associação José Afonso (AJA).
Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.
Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.
Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.
Luís de Camões
Quem somos:
A Fundação Instituto Português de Cultura é uma organização não governamental (ONG), cujo objectivo fundamental é a difusão da Cultura Portuguesa na Venezuela, na medida em que é um valor que afirma a identidade nacional dos portugueses num mundo cada vez mais globalizado.
A quem nos dirigimos:
A nossa acção de difusão da Cultura Portuguesa articula-se em três dimensões:
À comunidade portuguesa porque na sua grande maioria não teve a oportunidade, enquanto residente em Portugal, de ter contacto com essa Cultura; e porque, uma vez na Venezuela, outras prioridades, nomeadamente as de refazer a sua vida do ponto de vista económico, relegou-a para um plano secundário.
À comunidade luso-descendente porque na sua grande maioria nunca recebeu dos seus pais e avós o estímulo suficiente para conhecê-la, nem teve tão-pouco outros meios de acesso à mesma.
Ao público venezuelano porque, salvo em ocasiões muito escassas, praticamente nunca lhe foi dada a oportunidade de conhecer a Cultura de Portugal.
A nossa razão de ser:
Pensamos que:
Ao proporcionar à comunidade portuguesa a oportunidade de conhecer a sua Cultura sentirá com mais intensidade a força de umas raízes históricas com peso multi-secular;
Ao proporcionar aos luso-descendentes a oportunidade de conhecer a Cultura dos seus pais e avós verão com melhores olhos e de forma mais objectiva e menos preconceituosa Portugal e as suas gentes;
Ao proporcionar ao público venezuelano a oportunidade de conhecer essa Cultura estaremos a redimensionar de forma positiva a imagem que durante décadas lhe ofereceu o contacto com uma comunidade que sempre transmitiu a imagem de um povo trabalhador e honesto, mas que não podia compaginar esses valores com as de um povo criador de valores culturais dificilmente imagináveis num país de tão pequena dimensão física.
Sem comentários:
Enviar um comentário