domingo, 26 de fevereiro de 2012

Poeta José Viale Moutinho distinguido

O poeta e dramaturgo José Viale Moutinho foi distinguido pelo PEN Clube da Galiza com os Prémios Rosalía de Castro 2012 na categoria de Língua Portuguesa, revelou hoje à agência Lusa o escritor, que confessou "surpresa".
"Surpresa foi, uma vez que não é prémio a que se concorra. No entanto, calculo que a publicação do meu livro 'Camilo Castelo Branco: Memórias Fotobiográficas' teve algum peso, pois o presidente do júri (e do PEN Clube da Galiza), o escritor Luis Gonzalez Tosar, já a ele se tinha referido em termos elogiosos", disse José Viale Moutinho, natural do Funchal, Madeira, onde nasceu em 1945 e reside.
O ficcionista salientou que "um prémio literário, sobretudo como este, tem a importância de um reconhecimento que, por vezes, falta no universo das capelanias dominante na comunicação social".
"Neste caso, foi o sublinhar de uma obra em que investi bastante", declarou, adiantando, por outro lado, outro fator que o deixa particularmente grato: "Rosalía de Castro, a poeta nacional galega [que dá nome aos prémios], clássica na literatura espanhola, figura nas minhas releituras frequentes".

Sem comentários: