O Consulado Geral de Portugal em Caracas informa que se associa às comemorações do 37ª aniversário do 25 Abril, através da promoção, em parceria com o Instituto Português de Cultura, da exposição intitulada "Abrir Abril, o chegar da Liberdade”, gentilmente cedida pelo Instituto Camões. A exposição estará patente ao público nas instalações do Consulado Geral em Caracas de 25 de Abril a 15 de Maio.
Na madrugada do 25 de Abril a senha para o início do golpe revolucionário foi Grândola, uma canção de Zeca Afonso (…) O fim do regime salazarista não significou apenas o fim da censura. Representou a libertação de um conjunto de tabus que atrofiavam todas as manifestações socais e culturais (…) Durante o período revolucionário emergem na sociedade portuguesa novos valores, relacionados com a família e a condição feminina”, lê-se na exposição.
O Instituto Camões e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas pretendem com esta exposição “homenagear os cidadãos anónimos, intelectuais, jornalistas, escritores e artistas de todas as artes para que o 25 de Abril nunca deixe de ser história. História dos povos das nações de língua portuguesa, língua em que deixou de haver palavras proibidas, criando um espaço de irreversível liberdade”.
Esta exposição é composta por 17 cartazes, onde consta informação, fotografias, notícias e cartoons relacionados com a Revolução dos Cravos. Existem também algumas notícias censuradas e, ainda, o mandato de captura do Dr. Mário Soares e uma carta escrita por este a 15 de Maio de 1961, quando se encontrava preso.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
25 de Abril em Caracas...até 15 de Maio!
Etiquetas:
25 de Abril
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário