domingo, 19 de janeiro de 2014

Cinema: "Seria uma maravilha poder trabalhar em Portugal"

Daniel Sousa, o português nomeado para os Óscares, falou da importância que Portugal tem para ele e para os seus filmes. O realizador confessa que gostava de ter a oportunidade de fazer trabalhos no país onde cresceu.

Feral, de Daniel Sousa, está nas cinco curtas-metragens animadas candidatas ao Óscar e conta a história de uma criança selvagem que é levada para a civilização e se protege com os instintos que desenvolveu ao crescer em plena natureza. O cineasta português conta como reagiu à nomeação e fala-nos do filme e das influências que a cultura portuguesa teve nesta produção.

Daniel Sousa diz que gostava de trabalhar em Portugal, mas vive em Providence, no Estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, país onde se radicou aos 12 anos. Tem agora 39 anos, nasceu em Cabo Verde e passou a infância em Portugal. Estudou animação na Rhode Island School of Design, onde actualmente dá aulas. Com os seus filmes procura explorar a dicotomia inteligência-instintos e abordar temas que definam o ser humano.


Sem comentários: