sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carlos Pinto Coelho em câmara ardente no Palácio Galveias

Carlos Pinto Coelho morreu ontem no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, pelas 21h40. O jornalista tinha 66 anos e faleceu devido a problemas cardíacos.O corpo vai estar em câmara ardente a partir das 20h00 de hoje no Palácio Galveias, mas ainda não se sabe quando será o funeral.

Correio da Manhã

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


Obra poética de Sophia lançada em Lisboa

A ‘Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen’, editada pela Caminho, foi lançada no dia 14 de Dezembro, às 21h30, no Palácio Fronteira, em Lisboa, com a apresentação de Carlos Mendes de Sousa, coordenador da edição, e do poeta Nuno Júdice.

Com uma tiragem de três mil exemplares, esta edição de mais de 900 páginas tem ainda a particularidade de exibir, na capa, um retrato da poetiza que lhe foi feito por Arpad Szenes, marido da pintora portuguesa Vieira da Silva.

Correio da Manhã.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

'New Yorker' distingue filmes portugueses


Últimos títulos de Manoel de Oliveira, Miguel Gomes e Pedro Costa entre os melhores do ano da revista

Apesar da crescente internacionalização do cinema português, não é comum ver três filmes nacionais entre os melhores do ano para uma conceituada revista norte- -americana como a New Yorker. No entanto, no seu Top 15 encontramos O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira (8.º), Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes (10.º) e Ne change rien, realizado por Pedro Costa (11.º). A lista é liderada pelos últimos filmes de Martin Scorsese, David Fincher e Sofia Coppola.

Ver + no DN

Ver + na New Yorker

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Universidade do Algarve homenageia Lídia Jorge



A Universidade do Algarve atribui amanhã o Doutoramento Honoris Causa a Lídia Jorge, escritora que já esteve em Caracas por duas vezes a convite do Instituto Português de Cultura.
Provavelmente a mais célebre das nossas escritoras, enquanto escritora europeia”. Foi assim que Eduardo Lourenço apresentou a autora, em Loulé, na abertura do ciclo de conferências que estão a decorrer em torno do 30 º aniversário da publicação de “O Dia dos Prodígios”.

Público.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Outra vez: Pessoa visto por Botelho


Filme do Desassossego

A acção decorre em três dias e três noites, num quarto de uma casa na Rua dos Douradores, em Lisboa. Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros, é um homem solitário e atormentado que vai anotando os seus pensamentos e angústias num livro, que intitula de "Livro do desassossego"...

Público.

Centenas saíram à rua pelo Teatro de Almada

Do Teatro Municipal de Almada (TMA) saiu ontem a primeira acção pública de protesto contra os cortes orçamentais que o Governo prevê fazer às companhias de teatro em 2011.
Um abraço simbólico ao TMA, seguido de debates, e um concerto de Jorge Palma. Estes cortes, segundo Joaquim Benite (director do TMA), "representam apenas 0,0016% do Orçamento do Estado e podem ser fatais para companhias e actores". O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho escreveu uma mensagem de apoio em que afirma: "Isto não tem nada que ver com a crise. (...)Deve-se à ignorância e à pesporrência que tem tomado o lugar do respeito." O ex-ministro diz ainda que "se está a tocar o ponto mais baixo e degradante desde o 25 de Abril".

Diário de Notícias.

Maria Teresa Horta: “Quando íamos ser presas, aconteceu o 25 de Abril”



Foi empolgante, depois um bocadinho assustador e, por fim, novamente empolgante”, disse ontem, Maria Teresa Horta, na apresentação de ‘Novas Cartas Portuguesas’, obra de 1972 agora reeditada – em versão anotada e organizada por Ana Luísa Amaral – pela Dom Quixote (Grupo Leya).

Escrito com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, ausentes da sessão "por razões de saúde", a obra que levou as feministas francesas à rua foi pretexto para uma conversa ‘entre amigos' que encheu a Livraria Barata até ao limite.

Correio da Manhã.
Diário de Notícias.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Manoel de Oliveira vai filmar Agustina


Manoel de Oliveira celebra hoje o 102º aniversário, reforçando o estatuto de mais velho cineasta do Mundo em actividade, com uma série de projectos que incluem a adaptação de ‘A Ronda da Noite’, quadro de Rembrandt que é o último romance escrito por Agustina Bessa-Luís.


"Não gostava de passar desta para a outra sem o fazer", disse, na quinta-feira, durante uma exibição na Fundação de Serralves da sua curta-metragem ‘Painéis de São Vicente de Fora - Visão Poética’.

Correio da Manhã.

Saramago poderá dar nome a rua no Rio de Janeiro

A câmara municipal do Rio de Janeiro aprovou, quinta-feira, um projecto-lei que permitirá dar o nome do escritor português José Saramago, a uma rua na 'Cidade Maravilhosa'.

O projecto-lei n.º 665 foi apresentado pelo vereador Rubens Andrade e será entregue ao perfeito Eduardo Pães para ser aprovado, revela o jornal brasileiro 'G1'. In Correio da Manhã.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pilar & José: Saramago leva mais de 11 mil ao cinema


‘José & Pilar’, documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre a vida de José Saramago, é um elogio de amor do Nobel da Literatura à mulher, Pilar del Río. Foi assim que o próprio escritor definiu o filme, actualmente em exibição, e que já foi visto por 11300 espectadores.
José Saramago morreu antes de ‘José & Pilar’ chegar às salas, o que só aconteceu a 5 de Novembro.
Com 11300 espectadores, 'José & Pilar' é o terceiro documentário português mais visto no cinema desde 2004, quando passaram a haver estatísticas oficiais.

Correio da Manhã.
Público.

Saramago y sus lectores



"Nadie me veía y yo veía el mundo", premonitorias palabras del Premio Nóbel de Literatura José Saramago, escritas cuando era un adolescente y que se recogen en un su libro de crónicas, “Equipaje del viajero”. Ya entonces soñaba con escribir y así detener el tiempo que corre veloz para después recordarlo.
La figura del autor portugués fue recordada con emoción y aplausos ante la presencia de su viuda, la periodista y traductora, Pilar del Río y su amigo y poeta, Juan Gelman.
Fragmentos de algunas de sus obras, como: “Ensayo sobre la ceguera”, “Manual de pintura y caligrafía”, “El viaje del elefante”, “El evangelio según Jesucristo” o “Memorial del convento” fueron escogidos por autores como Ángeles Mastretta, Ignacio Padilla o Laura Restrepo y leídos por un grupo de jóvenes lectores, admiradores de Saramago.

El Mundo, Espanha.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Actor madeirense Virgílio Teixeira morre aos 93 anos



O actor português Virgílio Teixeira, que contracenou com Amália Rodrigues em 'Fado, História de uma Cantadeira', morreu no domingo à noite no Funchal, aos 93 anos, disse à Lusa a sua mulher, Vanda Teixeira.
Considerado um galã do cinema português nos anos 40 e 50, Virgílio Teixeira morreu na sequência de problemas respiratórios, disse a mesma fonte.

Virgílio Teixeira nasceu a 26 de Outubro de 1917 no Funchal, fez cinema em Portugal, em Espanha, onde atingiu grande notoriedade, e em Hollywood, onde participou em 'Alexandre, o Grande', de Robert Rossen, e teve um pequeno papel 'Doutor Jivago', de David Lean. Além disso, teve uma breve passagem pelo teatro.

Correio da Manhã.
Diário de Notícias.

Saramago: Viver na memória


A quilómetros de distância, em Lanzarote, José Saramago recusa o sentimentalismo, a saudade ("Lisboa é uma abstracção") e a lágrima fácil. É mais uma das conversas com Miguel Gonçalves Mendes que não chegaram a entrar no filme 'José e Pilar' (actualmente em exibição).

O José não tem saudades de Lisboa?Não. O que é isso de ter saudades de Lisboa? Quando tenho de lá ir, vou, estou bem lá, tenho casa. Mas porquê estar aqui [em Lanzarote] a suspirar por Lisboa? Além disso, haveria sempre de perguntar de que Lisboa estamos a falar, porque Lisboa é uma abstração.
Mas é uma abstração muito bem feita, diga-se de passagem.
É tão Lisboa a Praça do Comércio como os bairros da periferia...

Sim, mas a sua Lisboa, não tem saudades da sua Lisboa? Ainda por cima o José estudou profundamente Lisboa...

Diário de Notícias.

José Jorge Letria é novo presidente da Sociedade Portuguesa de Autores

O escritor José Jorge Letria foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, escrutinados os votos do ato eleitoral decorrido segunda-feira, divulgou hoje a instituição.

José Jorge Letria desempenhava já as funções de presidente do Conselho de Administração e de vice-presidente da direção cessante.

Na nova direção, Letria é acompanhado por João Lourenço (vice presidente), Pedro Abrunhosa, Pedro Campos, um editor musical a designar, António Torrado, João David Nunes, António Victorino d’Almeida e António Casimiro.

Público.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aniki Bobó nos cinemas e em DVD



A primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, "Aniki Bobó", de 1942, foi restaurada e vai voltar aos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, nas vésperas do 102.º aniversário do realizador. Será também lançada em DVD.
De acordo com a Zon Lusomundo, o filme de Manoel de Oliveira será exibido em Lisboa e no Porto, numa nova versão restaurada e remasterizada, a partir de 8 de Dezembro, no dia em que será editado, pela primeira vez a longa-metragem em DVD. Nos cinemas será também apresentada, em complemento, a curta "Douro, Faina Fluvial", de 1931, também ela restaurada.

Diário de Notícias.
Mais em El País, Espanha.

E porque não? Manoel de Oliveira: Prepara novo filme

O realizador Manoel de Oliveira, prestes a celebrar 102 anos, prepara o próximo filme, uma longa-metragem ainda em fase de financiamento, disse à Lusa o produtor Luís Urbano. In Correio da Manhã.

Estreno nacional de un documental sobre Saramago abre el Festival de Cine Político



El primer Festival de Cine Político de Ronda echará a andar este sábado con el estreno en España del documental 'José y Pilar', una cinta sobre José Saramago que traerá hasta la ciudad malagueña a su viudad, Pilar del Río, y al juez Baltasar Garzón, que hablará de este proyecto producido por Fernando Meirelles y Pedro Almodóvar.
Además, la gala inaugural contará con Juan Echanove como presentador en la puesta de largo de un certamen que tendrá como sede el Convento de Santo Domingo. De hecho, su capilla ha sido habilitada para acoger hasta 700 personas, y albergará una sección oficial en la que compiten diez largometrajes inéditos que traerán hasta Ronda a todos sus directores.

El Mundo, Espanha.
Fundação José Saramago.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

El secreto del Nobel


Mi compañero Sealtiel Alatriste y muchos más editores de José Saramago estábamos en Fráncfort, en 1998, con el autor portugués la noche anterior a que le concedieran el mayor galardón literario de todo el mundo.
Y ni Saramago supo nada esa noche, nadie le alertó de nada, ni al día siguiente, cuando marchaba con su gabardina por el aeropuerto de la ciudad alemana, tuvo idea del acontecimiento que se le vino encima hasta que le avisó una azafata de que le requerían para darle esta buena noticia. Fue entonces cuando se encontró con su editora Isabel de Polanco y se fundieron ambos en un abrazo que lamentablemente ya no puede rememorar ninguno de los dos...

El País, Espanha.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Prémio Literário Agustina para 'A Cabeça de Séneca'


Paulo Mourão Bugalho, um médico neurologista de 35 anos, natural de Coimbra, foi o vencedor da segunda edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, com o romance A Cabeça de Séneca. O galardão tem o valor de 25 mil euros.
O júri, presidido por Vasco Graça Moura, atribuiu o prémio por unanimidade, tendo tomado em consideração "a capacidade de criação de personagens, bem como as qualidades de estilo e de efabulação, e ainda o bem-sucedido entrosamento entre uma experiência cultural, decorrente da leitura e valorização dos clássicos, e a experiência vivencial do quotidiano das figuras, que se combinam nesta obra de ficção".

Diário de Notícias

Mariza vai ser distinguida em França com a Ordem das Artes e Letras


Segundo a Agência Lusa, fonte diplomática adiantou que Mariza vai ser distinguida por ser “uma das fadistas mais notáveis da sua geração”. Ainda de acordo com a agência Lusa, a mesma fonte disse que Mariza foi escolhida por Frédéric Miterrand, ministro da Cultura francês, por ser “uma grande representante de Portugal no mundo” e responsável por modernizar o fado. A condecoração vai ser entregue à fadista por Pascal Teixeira da Silva, embaixador francês em Lisboa. A Ordem das Artes e Letras é uma das distinções mais altas concedidas pelo Governo francês a estrangeiros e já distinguiu vários portugueses, nomeadamente uma outra fadista, Mísia (em 2004) e os escritores António Lobo Antunes e Lídia Jorge, o comendador Joe Berardo e o programador António Pinto Ribeiro.

Público.
Correio da Manhã

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Esta noite: Conferência da professora Ana Margarida Ramos


A celebração do 25º. Aniversário do Instituto Português de Cultura terá o seu acto central esta noite, no Salão Nobre do Centro Português, onde a professora Ana Margarida Ramos proferirá a palestra Fernando Pessoa e a literatura para a infância: encontros e desencontros.
ANA MARGARIDA RAMOS é professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leccion as disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. É doutorada em Literatura com uma tese intitulada Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII (Universidade de Aveiro, 2005). Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian – Casa da Leitura e é membro da comissão científica da revista Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, com a qual colabora assiduamente. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico».
Publicou vários livros, dos quais se destacam As Portas do Cerco ou a viagem pelas fronteiras do romance, do tempo e da história , Percursos de Leitura na Obra de Sophia , Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância , Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII e Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo .

Fernando Pessoa morreu há 75 anos - Obra de Fernando Pessoa ainda é um desassossego


Fernando Pessoa morreu há 75 anos, mas a obra continua a suscitar interesse, sobretudo no estrangeiro. Em França, o "Livro do desassossego" já vendeu 185.000 cópias e a palavra "intranquilité" ("desassossego") vai entrar no dicionário da Academia da Língua Francesa.

"Os portugueses cansam-se facilmente de tudo", sintetizou, a propósito do relativo "abandono" a que o escritor tem sido votado, o ensaísta Eduardo Lourenço, em conversa com o JN à margem do II Congresso Internacional Fernando Pessoa realizado na passada semana.

"O caso de Fernando Pessoa é o caso paradigmático de alguém por quem os portugueses dizem sentir grande apreço, mas do qual, no fim, nem sequer se apercebem da dimensão internacional", disse, por seu turno, Inês Pedrosa, directora da Casa Fernando Pessoa, que, desde há dois anos, tem vindo a organizar aqueles encontros pessoanos.


domingo, 28 de novembro de 2010

Harcourt publica obra de José Saramago em formato electrónico


Títulos como Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo ou Ensaio Sobre a Cegueira integram a colecção de 12 romances e uma novela de José Saramago que a Houghton Mifflin Harcourt apresenta em formato electrónico.
De acordo com Bruce Nichols, vice-presidente e editor, uma edição em papel "com estas características seria muito cara e complicada, mas recorrendo ao formato digital torna-se mais simples e comportável". Ainda nas palavras do editor, "os actuais leitores de livros em formato electrónico podem complementar as edições em papel dos livros de José Saramago e permitir que se encontrem algumas preciosidades que possam ter passado despercebidas".

Fundação José Saramago.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Maria de Medeiros defende união ibérica...



Maria de Medeiros, que falava numa conferência de imprensa para anunciar o recital que vai dar na sexta-feira na ilha de La Palma (Canárias), afirmou que "está na hora" de fazer a união dos dois países num único estado, visto que "as identidades culturais e linguísticas estão muito definidas e, além disso, a união faz a força".

Correio da Manhã.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Televisão portuguesa vence um Emmy pela primeira vez com uma novela da TVI


A telenovela portuguesa da TVI Meu Amor foi premiada, na madrugada de terça-feira, com o Emmy para melhor novela. Esta foi a primeira distinção internacional para a ficção nacional, assim como para a televisão portuguesa.

A produção da Plural Portugal, escrita por António Barreira, que juntou no pequeno ecrã nomes como Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Rita Pereira, Paulo Pires e Nicolau Breyner foi nomeada como "Melhor Novela Internacional" e venceu as concorrentes Dahil May Isang, das Filipinas, e Ciega a Citas, da Argentina.

"Este é finalmente o reconhecimento de todo o trabalho artístico e técnico", disse ao PÚBLICO Margarida Marinho, protagonista de Meu Amor. "É um reconhecimento da qualidade da produção nacional", acrescentou a actriz. No entanto, para António Barreira, autor da novela vencedora, apesar de consciente da qualidade da produção, ganhar o Emmy não deixou de ser uma surpresa: "Tinha 33 por cento de esperança". "Isto é um sinal de que também nós (portugueses) podemos competir com os outros países", disse António Barreira, chamando à atenção para o facto de a novela ter sido escolhida entre 120 produções de diferentes países. A Argentina, concorrente directa de Portugal na corrida aos Emmys, assim como os restantes países sul-americanos, é conhecida pela sua forte aposta na produção de qualidade de novelas, chegando muitas vezes esses formatos a serem importados para Portugal.

Ver + no Público

Romance de Gonçalo M. Tavares considerado Melhor Livro Estrangeiro


O escritor português Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio para o Melhor Livro Estrangeiro publicado em França, em 2010, com o romance "Aprender a Rezar na Era da Técnica".

O livro publicado em Portugal, em 2007, pela Editorial Caminho, chegou este ano às livrarias francesas com o título Apprendre à Prier à l"re de la Technique, numa tradução de Dominique Nédellec. Este livro é o quarto romance da série O Reino, da qual fazem ainda parte os livros Um Homem: Klaus Klump, A Máquina de Joseph Walser e Jerusalém. Aprender a Rezar na Era da Técnica foi também finalista de dois prestigiados prémios literários franceses: Femina e Médicis.

Ver + no Expresso

sábado, 20 de novembro de 2010

Dorindo expõe em Badajoz…



Dorindo Carvalho, ex membro do IPC, com o qual colaborou activamente durante os anos que vive na Venezuela, inaugura, a partir de hoje, uma nova individual na Galería de Arte Sala-Taller Nieves Martín, em Villafranca de Los Barros, Badajoz.
A exposição tem o título de Formas Presentidas e estará patente até ao próximo dia 4 de Dezembro.
Apraz-nos registar esta individual do nosso colega, na medida em que é outro reconhecimento, desta vez internacional, do seu talento como artista plástico.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Portugal recorda Saramago no dia do 88.º aniversário



A inauguração da Sala José Saramago e a antestreia do documentário ‘José e Pilar’ marcam as comemorações do 88º aniversário do nascimento do escritor falecido em 18 de Junho, que se assinala hoje.
‘Novembro, mês de Saramago’ é o lema das comemorações que decorrem em várias localidades portuguesas e estrangeiras.

Além da inauguração da sala com o seu nome na Biblioteca Municipal de Lisboa Palácio Galveias – onde o escritor dizia ter "realmente" aprendido a ler –, um dos pontos altos das comemorações é a antestreia de ‘José e Pilar’, documentário intimista sobre a vida de José Saramago e Pilar del Río, realizado pelo português Miguel Gonçalves Mendes. Será hoje, às 22h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e a viúva do Nobel da Literatura estará presente. In Correio da Manhã.

Correio da Manhã: A intimidade segundo Saramago.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

'Uma Viagem à Índia' junta Camões e Saramago



A apresentação do novo livro de Gonçalo M. Tavares, 'Uma Viagem à Índia' decorreu este sábado no Centro Cultural de Belém às 19h00. A sala de leitura esteve apinhada para a apresentação. Vasco Graça Moura foi um dos oradores.

Zeferino Coelho, editor da Caminho, afirmou que só outra vez na sua vida teve uma emoção tão grande ao ler um livro. Essa sensação foi há 30 anos com o 'Levantados do Chão' de José Saramago. O editor conta que foi o sentimento de publicar algo em grande.

Correio da Manhã.

Novo prémio para cinema português....

O filme italiano Big Bang Big Boom, do italiano Blu, e a curta de animação portuguesa Viagem a Cabo Verde, de José Miguel Ribeiro, foram os grandes vencedores da 34.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Animação de Espinho.
A fita de Blu ganhou o Grande Prémio Cidade de Espinho, a principal distinção do certame, e a do autor de A Suspeita o Prémio António Gaio, dado à melhor obra portuguesa.

Diário de Notícias.

domingo, 14 de novembro de 2010

Siza idea un pasamanos para evitar caídas en el 'mirador' de Las Cortes



El arquitecto Siza envía su proyecto de pasamanos tres meses después de que se cercase la plaza de Las Cortes con vallas de obra para evitar caídas

El arquitecto portugués Álvaro Siza ha enviado al Ayuntamiento de Madrid una propuesta para evitar caídas en la plaza de Las Cortes. Siza fue el encargado de rediseñar este espacio, que se abrió en junio después de las obras con una sorpresa desagradable: el arquitecto creó una grada perimetral con dos peldaños que crecen a medida que se avanza hacia el vértice inferior de la plaza, hasta alcanzar unos 40 centímetros de alto. Se ideó como un mirador con vistas a la plaza de Neptuno y a la iglesia de los Jerónimos, pero los peatones no captaron el concepto y pensaron que era una escalera. Cuando ya se habían caído cuatro personas, el Ayuntamiento cercó la plaza con vallas de obra, a la espera de que Siza planease una alternativa. Tres meses después, ha llegado el plano del pasamanos.

El País, Espanha.

Corunha acolhe exposição antológica inédita de Gonçalo Byrne


A Fundação Barrié, com sede na cidade galega da Corunha, acolhe a partir da próxima quinta-feira a primeira exposição antológica em Espanha do trabalho do arquitecto português Gonçalo Byrne.

Em comunicado a Fundação explica que a mostra “Urbanidades” será inaugurada no próximo dia 18.

A exposição mostrará, através de maquetas, planos e audiovisuais, os 14 projectos mais destacados na trajectória profissional do arquitecto português, distribuídos em três áreas: Espaço Público, Edifícios e Património.

Os projectos de Byrne, um dos arquitectos portugueses com mais prestígio na actualidade, são plataformas mediadoras da relação entre o homem e o meio, que ilustram a capacidade dinâmica e regeneradora da arquitectura como Ferramenta transformadora da cidade e do território”, refere a Fundação.

Público.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

El arquitecto Álvaro Siza, reconocido con un premio conjunto hispano-luso



El arquitecto portugués Álvaro Siza Vieira, premio Priztker en 1992, ha sido galardonado con el Premio Luso-Español de Arte y Cultura, dotado con 75.000 euros y que este año celebra su tercera edición.

Siza (Matosinhos, Oporto, 1933) es uno de los arquitectos más reconocidos del mundo y, como tal, colecciona galardones. "La arquitectura es un arte. Aunque esta idea no sea muy universal. El fin último de un arquitecto, al menos para mí, es la belleza. No debe haber contradicción entre estética y respuesta funcional", afirmaba hace un par de semanas en una entrevista con Antonio Lucas en EL MUNDO, en Valladolid, donde viajó para recoger un galardón de la Fundación Gabarrón. Un arquitecto de línea purísima que le reza a Le Corbusier y ha hecho del hormigón y el blanco una aristocracia.

El Mundo, Espanha.
Correio da Manhã.

Nelly Furtado vence Grammy latino



A luso-canadiana Nelly Furtado venceu esta sexta-feira o Grammy Latino de Melhor Álbum vocal pop feminino com ‘Mi Plan’, o quarto álbum de estúdio da cantora e o primeiro cantado em espanhol.

Na próxima segunda-feira será lançado em Portugal o ‘Best Of’ de Nelly Furtado, um duplo CD com os melhores temas da cantora e três novos êxitos, com destaque para o primeiro single ‘The Night is Young’.

Correio da Manhã.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Adeus a Betty...


Elizabeth Maria Henriques Rodrigues de Sousa Rodrigues, Betty para os seus amigos, deixou de existir esta madrugada após longa batalha contra uma doença cruel que a perseguiu durante os últimos anos.

Betty, amiga e companheira, que fez parte da direcção do IPC durante os últimos anos, deixa-nos a todos, familiares e amigos, um magnífico exemplo de fortaleza espiritual na luta contra o inevitável. Dentro daquele corpo pequeno e aparentemente frágil havia uma chama de vida enorme que finalmente se apagou para tristeza de todos nós.

Aquando da XIV Tertúlia, que tratamos de que tivesse ar de festa, todos sabíamos, ela mais do que ninguém, que aquela homenagem era igualmente uma despedida pública. Betty, também nesse momento, se manteve inteira e acompanhou-nos até ao final, o que deve ter sido para ela um enorme esforço físico. Assim era a nossa Betty.

À família enlutada e inconsolável vai a nossa mais sentida expressão de pesar e solidariedade nesta hora de dor e empobrecimento espiritual de todos nós.

O acto do velório começa amanhã a partir das 11 h.
A cremação será às 21:30 h.
Local: Caracas - Cementerio del Este, Capilla 2, Zona 0.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

700 assinaturas contra a extinção da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas

Perto de 700 pessoas assinaram até agora a petição que está disponível na Internet contra decisão do Governo de extinguir a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), fundindo-a com a Biblioteca Nacional de Portugal.

A lista de subscritores inclui nomes de escritores como José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso ou Ondjaki, editores como Maria do Rosário Pedreira e investigadores como o pessoano Jerónimo Pizarro, além de vários estrangeiros.

Os signatários da petição (http://www.PetitionOnline.com/dglb/petition.html) dirigida à ministra da Cultura Gabriela Canavilhas manifestam “espanto e preocupação profunda” e consideram que esta medida priva “da indispensável autonomia de gestão uma entidade que sempre desenvolveu com sucesso a árdua e meritória missão de promover a leitura em Portugal e divulgar a literatura portuguesa na Europa e no mundo.”

+ no Público

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Carlos do Carmo: O Sinatra era um fadista…


O fadista Carlos do Carmo vai ao Pavilhão Atlãntico na próxima quarta-feira para homenagear Frank Sinatra ao interpretar 15 temas de entre as centenas que ele popularizou.
A seu lado terá a famosa Count Basie Orchestra.

Correio da Manhã.

domingo, 7 de novembro de 2010

ANTONIO DAMASIO: El mago del cerebro



El 13 de septiembre de 1848, el capataz Phineas Gage, un joven muy apuesto, con el pelo oscuro y facciones de modelo, sobrevivió de forma increíble a un espantoso accidente. Contaba 25 años, y aquel día trabajaba en la construcción de una línea de ferrocarril en Cavendish, Vermont (Estados Unidos). Su tarea era peligrosa. Tenía que nivelar el terreno, para lo cual los operarios taladraban agujeros en la roca, los rellenaban con pólvora y cubrían con arena. Gage seleccionaba los agujeros para colocar los explosivos y la mecha, y usaba una larga barra de hierro para compactar la mezcla de arena y pólvora. Quizá oyó algo que lo distrajo momentáneamente, pero lo cierto es que hincó su vara en el siguiente taladro antes de que su ayudante lo rellenase de arena. La chispa consiguiente causó una explosión y la barra de hierro salió fulminantemente de sus manos. El proyectil, de tres centímetros de grosor y 109 de longitud, entró por debajo de su mejilla izquierda, rasgó su cerebro como si fuera mantequilla y escapó por la parte superior del cráneo.

El País, Espanha.

Assinalados 550 anos sobre morte do Infante



A passagem dos 550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique continua a ser celebrada em Novembro. Entre os dias 12 e 14, Aljezur, Vila do Bispo e Lagos, os municípios que compõem a associação Terras do Infante, recebem iniciativas alusivas à data.

No dia 12, em Aljezur, é inaugurada a estátua de D. Henrique, às 10h30, e realiza-se uma sessão solene, com a palestra ‘O Infante e as Terras do Barlavento’, por José Manuel Garcia, às 11h00, nos Paços do Concelho.

Correio da Manhã.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

“Caim” de José Saramago retirado da lista final do Prémio Portugal Telecom 2010



Quando José Saramago recebeu o Prémio Nobel anunciou que não voltaria a aceitar nenhuma outra distinção literária porque são muitos os escritores que merecem prémios e poucos os prémios para distingui-los. Esta atitude, a de partilhar com os seus pares o prazer do reconhecimento, manteve-a em todo o mundo com a disciplina e a honestidade que sempre o caracterizaram. Soube um dia, no entanto, que o seu último livro, “Caim”, havia sido apresentado ao Prémio Portugal Telecom. Perante este facto, anunciou que, no caso de ganhar, o valor do Prémio teria como destino a Fundação José Saramago, que tem como objectivos a difusão da Literatura em português no mundo e, sobretudo, que os Direitos Humanos não sejam uma declaração retórica mas sim um programa de governo. Assim o disse, assim ficou estabelecido.

Fundação José Saramago.

Saramago nas Galveias

A 16 de Novembro de 2010 José Saramago celebraria 88 anos. As Bibliotecas Municipais de Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago, aproveitam a data para homenagear o Prémio Nobel da Literatura, atribuindo o seu nome à principal sala da Biblioteca Municipal Palácio Galveias. A cerimónia, que terá lugar a partir das 12.30, contará com as presenças de Pilar del Rio, viúva de Saramago, e de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Nesse mesmo dia, estreia-se nas salas portuguesas o filme José e Pilar , de Miguel Gonçalves Mendes, que abriu o DocLisboa. O documentário sobre o dia-a-dia do escritor e da mulher, e a sua história de amor, foi apresentado este fim--de-semana na Mostra de São Paulo e, acontecimento raro no cinema português, tem estreia marcada em 11 cidades e 16 salas brasileiras. Entre aquelas, contam-se Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador da Baía ou Curitiba. In
Diário de Notícias
.

Amália, Diva do fado lembrada

Amália, sempre Amália. Imagens de arquivo da diva não pararam de desfilar no ecrã, decorando, da melhor forma, o Coliseu dos Recreios para a quinta edição da Gala Amália, que ontem se realizou por iniciativa da Fundação Amália e da Música no Coração.

Contando com vários grandes nomes da canção tradicional lisboeta, a festa abriu com a voz de Ana Sofia Varela, vencedora do prémio de Melhor Álbum do Ano, que cantou três fados.

Correio da Manhã.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ana Moura em 2.º lugar no top de vendas Amazon



O mais recente álbum de Ana Moura, 'Leva-me aos fados', produzido por Jorge Fernando, está em segundo lugar na tabela de vendas amazon.co.uk, que é liderada pela colombiana Shakira.

"Leva-me aos fados" em que Ana Moura canta, entre outros, temas de Tozé Brito, Manuela de Freitas, Mário Raínho, Nuno Miguel Guedes e Amélia Muge, é o quarto álbum de estúdio da fadista que em 2008 recebeu o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Intérprete.

Correio da Manhã.

Arquitectura: Portugueses nomeados para prémio mundial

Quatro projectos de três gabinetes de arquitectura portugueses estão nomeados para o World Architecture Festival (WAF), o maior concurso de arquitectura do mundo que terá lugar no Centro de Convenções Internacionais de Barcelona, de 3 a 5 de Novembro.
A lista de nomeados dos melhores projectos mundiais do concurso inclui participantes de mais de 80 países, entre os quais os gabinetes portugueses Manuel Ventura & Associados, Promontório e Lema Barros + Castelo Branco. O painel do júri internacional é composto por 65 elementos, entre arquitectos e críticos reconhecidos internacionalmente. Os nomeados serão depois sujeitos a uma eleição para escolher o vencedor da respectiva categoria.

Diário de Notícias.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Filme português é o melhor do Mundo



Choques eléctricos, gases asfixiantes, privação de sono: os presos que a Polícia Política do Estado Novo torturou são os protagonistas de ‘48’, documentário com que a realizadora portuguesa Susana de Sousa Dias acaba de vencer o Prémio para Melhor Documentário do Mundo na 14ª edição do Festival Internacional do Cinema Documental de Jihlava, na República Checa.

Correio da Manhã.

Miguel Real: Rainha D. Amélia põe Portugal ao espelho



"O telejornal da BBC, em Londres, abre com uma reportagem sobre Portugal intitulada 'O manicómio Europeu'." É este momento histórico do Verão quente de 75 que Miguel Real escolhe para começar a narrar as memórias ficcionadas de Amélia, a rainha que perdeu o trono para a República, e, através delas, dissecar os vícios e as virtudes da sociedade portuguesa.
A trama começa quando Miguel Real , que neste livro se desdobra em autor e personagem, vê chegar-lhe às mãos um estranho envelope verde que terá sido roubado do cofre de Salazar nesses dias de revolução. O envelope contém um manuscrito deixado por Dona Amélia: uma espécie de diário onde se entrelaçam episódios da sua vida com o seu olhar sobre Portugal e a vida portuguesa desde o final do século xix até meados do século xx.

Diário de Notícias.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Expo 2010: arquitecto "satisfeito e honrado" com prémio para pavilhão de Portugal



O arquitecto português Carlos Couto disse hoje à agência Lusa sentir-se "satisfeito e honrado" com o prémio de design e arquitectura atribuído hoje, em Xangai, ao pavilhão de Portugal na Expo 2010 pelo Bureau International des Exhibitions (BIE).

Portugal foi distinguido entre os 42 pavilhões alugados do certame, enquanto nos 40 pavilhões construídos de raiz pelos participantes ganharam o Reino Unido (mais de 4000 metros quadrados) e a Finlândia (entre 2000 e 4000 metros quadrados).

Público.

domingo, 31 de outubro de 2010

Joaquim Benite distinguido em Cádis

Joaquim Benite, director do Festival de Almada e da Companhia de Teatro de Almada, acaba de ser distinguido no Festival Internacional de Teatro de Cádis, pelo CELCIT – Centro Latino-Americano de Criação e Investigação Teatral, entidade organizadora do evento.
Segundo o director do CELCIT, Luís Molina, foram distinguidas nesta edição do festival “as pessoas e instituições que têm ajudado na tarefa de divulgar o teatro latino-americano e aquilo que de melhor os criadores latino-americanos têm para dar”.
Molina referiu-se ao Festival de Almada como “um espaço aberto ao teatro latino-americano e do Mundo”, indicando-o como “uma das realizações teatrais mais extraordinárias da Europa”. In Correio da Manhã.

NotiFax de 15 de Outubro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ilhas Canárias: Homenagem a Saramago



As XVII Jornadas de Mararía 2010 serão uma homenagem ao Nobel português José Saramago, com actos que decorrerão de 28 a 30 de Outubro e incluirão conferências, exposições e concertos, entre outras iniciativas.

Conheça o programa.

A pintura de Júlio na terra dos surrealistas

O que é que faz a pintura de Júlio, o pintor e poeta que em certos meios é mais conhecido por ser irmão de José Régio do que por ser um autor com nome próprio, no acervo de um museu do surrealismo? A resposta pode ser encontrada, a partir de hoje, às 18h30, na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, sede do Centro de Estudos do Surrealismo (CES) e detentora de uma das mais importantes colecções dedicadas a este movimento em Portugal.

Público.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Novo livro. Lobo Antunes: "De repente, percebi que sou mortal"



É hoje lançado em Lisboa 'Sôbolos Rios Que Vão', o novo romance de António Lobo Antunes. O título, roubado a Camões, surgiu após ter fechado o livro porque não tinha um seu. O primeiro capítulo tem a data do internamento para ser operado ao cancro, mas não é uma revisitação autobiográfica desses dias. Que foram, diz, quando aprendeu que existia o vazio: "Nunca me tinha acontecido, nem na guerra, nem nos grandes desgostos como foi a morte do meu pai".

Público.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vozes luso-americanas nos Estados Unidos



Katherine Vaz (na foto) e Frank X. Gaspar, dois dos escritores luso-americanos mais reconhecidos da actualidade, participam hoje, em Lisboa, no colóquio Portugal na América, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana. Os dois vão falar da vida da escrita e da escrita da vida luso-americana nos seus mais recentes livros: o romance Stealing Fátima, de Gaspar, e a colecção de contos Our Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories, de Katherine Vaz. Para além dos dois escritores, o encontro, marcado para as 18.00, no auditório da FLAD, em Lisboa, contará ainda com a presença de Frank Sousa, historiador luso-americano, editor de Portuguese in the Americas Series, uma colecção publicada pela Universidade de Massachusetts.

Diário de Notícias.

Saramago: Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas,

José Saramago, que murió hace cuatro meses en Lanzarote, leyó una vez (él creía que en un libro de François Mauriac) que durante la Guerra Civil española había aparecido, sin explotar, una bomba en Extremadura.
Dentro de esa bomba los artificieros hallaron esta leyenda: "Esta bomba no matará a nadie". Al escritor le fascinó la historia; sabía de otra parecida que ocurrió en Italia, durante la II Guerra Mundial; pero esta vez a los artilleros que montaron la bomba que no mataría los hallaron los fascistas y fueron condenados a muerte.
Esos materiales le estaban sirviendo a Saramago para una nueva ficción que él iba a titular Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas, un verso de Gil Vicente. Iba a ser una novela sobre el comercio de las armas, pero solo llegó a las 50 páginas. La clausuró su muerte.

El País, Espanha.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Manoel de Oliveira é modelo para Eastwood



O premiado actor e realizador norte-americano Clint Eastwood apontou o seu congénere português Manoel de Oliveira como um exemplo a seguir, esperando continuar a fazer filmes tanto tempo quanto o autor de ‘Non, ou a Vã Glória de Mandar’ e ‘Vale Abraão’, que está a pouco mais de um mês de comemorar o 102º aniversário.

Falando aos jornalistas que cobriam o Festival de Cinema de Nova Iorque, onde o autor de ‘Imperdoável’ apresentou ‘Hereafter’, a sua mais recente longa-metragem, o cineasta de 80 anos negou ter planos de aposentação. "Há um português com mais de 100 anos que continua a fazer filmes. Planeio fazer a mesma coisa", garantiu Eastwood, sem referir o nome de Manoel de Oliveira.

Correio da Manhã.

Comissão Portuguesa da Unesco sublinha que “património não sobrevive só de boas intenções”

O presidente da Comissão Nacional Portuguesa da Unesco, Fernando Andresen Guimarães, considera que “o património não sobrevive só de boas intenções e ideias gentis”. É necessário, defende, criar condições para que “os agentes que intervêm nas áreas patrimoniais possam desempenhar as funções que lhes competem de forma útil e eficaz”.

Neste contexto, “é imprescindível criar plataformas de diálogo entre as autoridades nacionais e internacionais, os investigadores, os técnicos e todos os que no terreno lutam diariamente para preservar” os bens patrimoniais, salientou. Fernando Andresen Guimarães falava na sessão de abertura do II Encontro Internacional sobre Património Mundial de Origem Portuguesa (WHPO), que decorre em Coimbra, com a participação (além de Portugal) de representantes de 23 países que possuem património de origem histórica portuguesa.

Público.

domingo, 24 de outubro de 2010

Uma “obra-prima” de longa duração


A crítica mundial rendeu-se a ‘Mistérios de Lisboa’, filme de Raúl Ruiz produzido por Paulo Branco, e ainda ontem o jornal francês ‘Le Monde’ destacou na primeira página a estreia do filme em França. A partir de hoje nos cinemas nacionais, os portugueses poderão confirmar porquê.
"É uma obra-prima", enaltece Ricardo Pereira, protagonista da trama adaptada do livro de Camilo Castelo Branco e rodada em Portugal. Maria João Bastos e Adriano Luz, que integram também o elenco principal, corroboram. "É uma obra tão intensa e o Ruiz é genial", frisa a actriz.

Correio da Manhã.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"El principio de todo está en nuestro cerebro"



El neurólogo Antonio Damasio, premio Príncipe de Asturias 2005, publica ‘Y el cerebro creó al hombre’ (Destino), libro que explora los mecanismos de la conciencia

Antonio Damasio (Lisboa, 1944), profesor de Psicología y Neurología en la Universidad del Sur de California, acaba de ser investido Doctor Honoris Causa por la Universitat Ramon LLull, en Barcelona. Su último libro, Y el cerebro creó al hombre (Destino), explora los mecanismos de la conciencia.

¿Qué desvela en su libro?
Me interesa entrar en detalle en nuestra propia biología, en cómo nuestro cerebro construye la mente y permite que esa mente sea consciente. Esas son las cuestiones fundamentales para que los seres humanos podamos entendernos a nosotros mismos y para que podamos comprender y entender el mundo que nos rodea.

Público, Espanha.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"José Saramago en sus palabras" se presenta en la Feria del Libro de Francfort


José Saramago en sus palabras (Alfaguara) es el último libro al que el escritor portugués había dado el visto bueno, y en el que se aprecia el pensamiento literario, ideológico y emocional del Nobel de Literatura a través de sus declaraciones recogidas en prensa escrita. Así esta edición, preparada por Fernando Gómez Aguilera, recoge la opinión de Saramago sobre conceptos como la vida, Dios, la razón, el pesimismo, la muerte, la literatura, la mujer, el compromiso o la política. Los textos se presentan organizados cronológicamente y constituyen conceptos recurrentes sobre los que el escritor se ha pronunciado y ha dotado de sentido.
"La prodigalidad con que el autor de 'Ensayo sobre la ceguera' se relacionó con los medios de comunicación, sin atender a límites geográficos, le sirvió para trasladar ampliamente ideas y apreciaciones, apoyado en una solvente capacidad de comunicación, un notorio didactismo y la inclinación a difundir y compartir sus impresiones, como si se tratara de un estricto acto de militancia", explica Gómez Aguilera.

Fundacao José Saramago.
Público.
El Mundo, Espanha.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Portugueses vencem concurso na Trienal de Arquitectura


Um trabalho de cinco arquitectos portugueses venceu o concurso internacional "A House in Luanda", integrado na segunda edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Dos 599 candidatos de vários pontos do mundo, depois limitados a 30, saiu vencedor o projecto coordenado por Pedro Sousa e idealizado também por Tiago Ferreira, Tiago Coelho, Bárbara Silva e Madalena Madureira.
O concurso, realizado em parceria com a Trienal de Arquitetura de Luanda, visou a criação de uma habitação de cem metros quadrados com capacidade para acolher um agregado familiar utilizando meios escassos e com espaço para uma horta e animais. A Trienal assinalou que este "foi o concurso internacional de ideias mais participado de sempre em Portugal".

Diário de Notícias.

Gonçalves Mendes: “O filme mostra um Saramago desconhecido”



Miguel Gonçalves Mendes filmou o Nobel e a mulher na intimidade. ‘José & Pilar’ abriu o festival DocLisboa

É a primeira vez que um filme português abre o DocLisboa. É uma honra?
É um desafio, nervoso miudinho e uma honra. Foi no DocLisboa que há quatro anos ganhei um prémio (por ‘Autografia’, documentário sobre Mário Césariny) e, de repente, aqui estou a abrir o certame. E ainda para mais com o filme que é, sobre um dos maiores autores da Literatura portuguesa.
Como é ‘José & Pilar’?
É o primeiro filme com estas características: é um retrato da intimidade e do quotidiano de José Saramago com a sua mulher, Pilar. E isso provoca curiosidade para muitas pessoas até porque é um Saramago desconhecido de muita gente.

Correio da Manhã.

sábado, 16 de outubro de 2010

Rádio France Culture com programa dedicado a José Saramago

A Radio France Culture dedicou um programa a José Saramago, com a participação de Annie Morvan, Silvia Amorim e Maria Graciete Besse.
Na página da Radio France, pode ser visto o vídeo que a seguir apresentamos, com uma intervenção de José Saramago na celebração do 50.º aniversário do Le Monde Diplomatique.

Oiça a entrevista em Fundação José Saramago.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

José e Pilar' 'É a história de um grande escritor e da mulher que o ama'

'José e Pilar', o documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre a vida pública e íntima de José Saramago e Pilar del Río, inaugura amanhã, às 21.00, na Culturgest (Grande Auditório), a VII edição do DocLisboa, que se prolonga até dia 24. Este magnífico e exaustivo trabalho sobre o casal, filmado por todo o mundo entre 2006 e 2008, teve co-produção da El Deseo, dos irmãos Almodóvar, e da O2, de Fernando Meirelles

Diário de Notícias.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Espanhol revela sexualidade dos heróis portugueses



A intimidade sexual dos protagonistas da história portuguesa surge em livro como até agora nunca acontecera. Boatos, referências e suspeitas preenchem 350 páginas
O título é sugestivo e, à primeira vista, nem a capa sugere o ângulo da investigação que Bruquetas de Castro optou ao fazer a sua versão da história - a homossexualidade dos reis, príncipes e nobres -, mesmo que a ilustração seja uma imagem de umas pernas reais bem torneadas, com lacinhos à altura do joelho, como mandavam então as regras da moda.
A obra chama-se Reis Que Amaram como Rainhas, foi publicada recentemente pela editora Esfera dos Livros, e logo no índice o nome de 45 heróis masculinos que privaram com outros homens é bastante abrangente a nível mundial. Para que os leitores nacionais não se queixassem, o historiador, que vive nas Canárias, acrescentou alguns capítulos feitos especialmente para os portugueses, de modo a que não estivessem em minoria quanto aos protagonistas de outros países que esconderam a alegada faceta homossexual durante a governação ou a exuberante vida social nas cortes.

Diário de Notícias.

Fernando Meirelles lança o livro "Cegueira, Um Ensaio" em São Paulo

O livro reúne histórias, depoimentos, fotos e detalhes dos bastidores do filme Ensaio sobre a Cegueira, baseado na obra de José Saramago e dirigido pelo cineasta.
Meirelles conta como foi o processo de adaptação do livro e dirigir o longa, que emocionou o escritor. Da literatura para o cinema, foi preciso transpor o “muro da resistência” de Saramago, conforme declarou o próprio autor na apresentação: “o que não passava pela palavra posta num papel simplesmente não existia”.
O livro inclui um texto de José Saramago e 285 fotografias da rodagem. In Fundação José Saramago.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fernando Cabrita vence Prémio Internacional

Fernando Cabrita, com a obra "Ode à liberdade e outros poemas", venceu a edição portuguesa do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica, no valor de 2500 euros, entre 89 obras a concurso, foi hoje anunciado.
O Prémio Poesia Palavra Ibérica foi instituído há três anos pelas edilidades de Vila Real de Santo António e de Punta Umbría (Andaluzia) e visa distinguir, anualmente, uma obra em espanhol e outra em português na área da poesia, contando com o apoio do Sulscrito -- Círculo Literário do Algarve.
Na edição deste ano foram ainda atribuídas menções honrosas aos originais "Um coração simples", de Daniel Gonçalves, e "Sonetos de pasmo, esperança e solidão», de Joaquim da Conceição Barão Rato.


Diário de Notícias.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Filme português nos EUA



Em Portugal, há filmes assim: que conseguem maior reconhecimento...fora de portas. ‘Morrer como um Homem’, de João Pedro Rodrigues, é disso um bom exemplo. Além da distribuição já assegurada em países como Alemanha, Rússia ou Macedónia, agora até vai ter distribuição (pela Strand Releasing) nos EUA em 2011.
Estreada em Portugal há um ano, a longa-metragem tem conquistado a crítica e atenção internacionais. E prémios, como os ganhos na Argentina e República Checa. A trama, de temática gay, segue a amargura de ‘Tonia’ (Fernando Santos), um travesti que se debate com um dilema – transformar-se, ou não, numa mulher.

Correio da Manhã.

sábado, 9 de outubro de 2010

‘José & Pilar’ inaugura festival Visões do Sul


A relação entre José Saramago e a sua mulher, Pilar Del Rio, é o tema do documentário ‘José & Pilar’, que, no próximo dia 26 de Outubro, inaugura a Mostra Internacional de Cinema Visões do Sul, no Museu de Portimão. O festival prolonga-se até 31 de Outubro.

‘José & Pilar’ acompanha o dia-a-dia do casal, em Lanzarote, Espanha, onde Saramago viveu com a mulher. Em particular, o documentário apresenta-nos o processo de criação do romance ‘A viagem do elefante’, e as viagens de trabalho do Prémio Nobel da Literatura português pelo Mundo.

Correio da Manhã.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NotiFax de 15 de Setembro de 2010

Nóbel para Vargas Llosa, recuerdo de Saramago…



Una palabra final de recuerdo al Nobel Saramago, que nos abandonó este año. Pocos meses antes de su muerte, él y Pilar del Río recibieron en su casa de Lanzarote a Mario y a Patricia. Mario y José hablaron de literatura y de vida. Ahora este Nobel que nos llega a la casa de Alfaguara nos hace recordar, inevitablemente, ese otro Nobel que tuvimos y que con tanto cariño queremos rememorar en esta otra ocasión gozosa.

El País, Espanha.