Ainda muito jovem, ingressou na Ordem dos Franciscanos.
quarta-feira, 13 de junho de 2018
Hoje comemora-se o Dia de Santo António
Santo António – batizado com o nome de Fernando e Bulhões – nasceu em Lisboa, entre 1191 e 1195, numa casa que se pensa ter existido no local onde, mais tarde, foi construída a Igreja em sua honra: a Igreja de Santo António.
Fez os primeiros estudos na Sé e no Mosteiro de São Vicente de Fora e os estudos superiores no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde passou grande parte da sua vida.
Ainda muito jovem, ingressou na Ordem dos Franciscanos.
Ainda muito jovem, ingressou na Ordem dos Franciscanos.
Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou Teologia em diversas universidades europeias e passou os seus últimos meses de vida em Pádua, Itália, onde viria a falecer em 1231.
Reza a história que ao amanhecer do dia 13, Santo António desmaia e, sentindo que a morte se aproximava, pede para ser levado para a pequena igreja de Santa Maria Mater Domini, em Pádua, onde tinha vivido. Não aguenta a difícil viagem no carro de bois e tem de parar em Arcella, às portas de Pádua. Santo António morreu numa sexta-feira, no convento de Santa Maria de Arcella.
A Igreja Católica canonizou-o menos de um ano depois da sua morte e, em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo Padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição.1213
Santo António é, vulgarmente, considerado como um santo casamenteiro, pois, segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais.
É particularmente venerado na Cidade de Lisboa, onde se comemora, no dia da sua morte, 13 de Junho, o Feriado Municipal.
As festas em sua honra começam logo no dia 12 com a realização dos Casamentos de Santo António.
Etiquetas:
Santo António
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário