domingo, 5 de novembro de 2017
Melhores alunos de Português premiados na York University
Em outubro,
na York University, teve lugar uma cerimónia de entrega de prémios
a estudantes no Department of Languages, Literatures and Linguistics (DLLL),
no qual se integra o programa de Portuguese and Luso-Brazilian Studies.
O vencedor do
prémio Dark Stones: The Azorean Spirit, destinado a galardoar o
melhor aluno do programa, foi Vincenzo Gruppuso, de origem italiana, inscrito
no BA de Portuguese and Luso-Brazilian Studies. Este aluno
distinguiu-se, em 2016/17, pela progressão manifestada e pelo mérito académico
evidenciado bem como pelo seu envolvimento em atividades co(extra)curriculares
no programa de Português da York U. Este prémio é patrocinado pelo Banco
Santander Totta e o generoso cheque de 1500 dólares foi entregue ao estudante
por Gabriela Cavaco, presente na cerimónia.
O melhor aluno da
turma de Português elementar (POR1000) em 2016/17 ganhou o prémio “Português
dá-te asas”, que consiste numa viagem aos Açores, oferecida pela Azores
Airlines. Wendy Roza, a aluna agraciada, de uma família imigrante
brasileira, mostrou-se muito feliz por ter, assim, realizado o seu sonho de
conhecer Portugal, particularmente os Açores, onde passou quase 15 dias neste
verão. A estudante pôde, desta forma, agradecer pessoalmente ao gerente
da Azores Airlines, Carlos Botelho, que igualmente confraternizou
com professores e alunos nesta ocasião assinalável.
Foram ainda
agraciados com “Prémios continuidade” pelo DLLL o segundo melhor aluno de
POR1000 atualmente a continuar os seus estudos em Português intermédio – Juan
Daniel Villamil, de origem colombiana – e a melhor aluna de Português
intermédio, correntemente a frequentar POR3000 (Português avançado) – Cláudia
Pereira, vinda de Portugal para o Canadá com 8 anos.
O prémio Dark
Stones: The Azorean Spirit é uma merecida homenagem a José Dias de
Melo, autor da obra homónima (Pedra Negras, 1964) e importante escritor
português, natural dos Açores. Celebrizou-se como o “escritor das baleias”,
particularmente por a sua obra literária versar ampla e profundamente a saga do
povo açoriano, especialmente associada à problemática da indústria baleeira.
Defensor acérrimo dos ideais de igualdade, dignidade, liberdade e justiça
social, o autor deixou-nos, de forma viva e acutilante, histórias marcadas pela
exploração, pobreza e injustiça, vivenciadas por açorianos, em que se reveem,
com profunda humanidade e universalidade, tantos quantos construíram percursos
nas malhas da miséria.
O galardão
“Portuguese gives you wings” reflete os objetivos partilhados pelo Programa
de Portuguese and Luso-Brazilian Studies e pela Faculty
of Liberal Arts and Professional Studies de continuar a desenvolver e
a investir em Educação Experimental (Experiential Education). Na
sequência da disciplina de Elementary Portuguese, a estudante
recipiente teve a oportunidade de praticar competências comunicativas em
contextos reais de uso. Esta oportunidade de imersão única proporcionou à
iniciante uma experiência viva da língua num ambiente cultural autêntico.
Acresce que a aluna beneficiou também do contacto com a vida nos Açores, um
arquipélago dinâmico, mundialmente reconhecido – inclusivamente pela UNESCO e
pela National Geographic – graças à sua beleza natural,
salvaguardada por um desenvolvimento sustentável, e distinto por o que Vitorino
Nemésio designou de açorianidade, termo que exprime e sustenta como as
condições históricas e geográficas, sociais e humanas conferem, a estas ilhas e
aos seus habitantes, uma identidade muito particular.
Estes prémios são
representativos do compromisso e do investimento do Programa de Português da
York em oferecer aos alunos, do primeiro ao último ano, oportunidades
significativas que promovam um maior envolvimento com a língua e com as
culturas que nela se expressam. Facultam, portanto, contextos privilegiados e
apoios para estimular não só a interação comunicativa, mas também o sentido de
pertença a uma comunidade maior, integradora e valorizadora da diferença, não
só das várias culturas lusófonas como também das configurações que a língua
toma em diferentes geografias.
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