sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Antologia poética de Fernando Pessoa publicada na China


A antologia de Fernando Pessoa compilada por Richard Zenith para a Penguin Classics, "A Little larger than the Entire Universe" ("Um pouco maior do que o Universo Inteiro"), foi traduzida e publicada na China. "Pessoa é o melhor poeta moderno do século XX", afirma o tradutor chinês Wei Bai.

É o segundo livro de Pessoa lançado este verão na China, depois de um volume com os Poemas de Alberto Caeiro (um dos seus heterónimos) publicado em agosto, ilustrando a universalidade daquele poeta português.

A antologia organizada por Richard Zenith saiu em 2006. A versão chinesa, com cerca de 470 páginas, foi publicada por uma editora de Xangai, integrada numa coleção que inclui o russo Boris Pasternak, o inglês D.H. Lawrence e outros autores europeus.

Richard Zenith, 57 anos, tradutor e investigador norte-americano radicado em Portugal desde 1987, ganhou, no ano passado, o Prémio Pessoa, um dos mais prestigiados do país, atribuído pelo semanário Expresso a personalidades do mundo artístico, literário e científico.

Sem comentários: