sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Conferências de Saramago chegam ao Brasil pela Editora da Universidade Federal do Pará
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Uma dimensão íntima, um trágico sopro europeu no novo filme de Miguel Gomes
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Teresa Villaverde no 70º Festival de Veneza
O Festival de Cinema de Veneza, que começa quarta-feira e decorre até 7 de setembro, conta com a participação de três realizadores portugueses: Miguel Gomes, Teresa Villaverde e João Pedro Rodrigues.
Merchandising' do Museu d'Orsay é 100% português
terça-feira, 27 de agosto de 2013
'Curta' de Mariana Galvão vence prémio em Genebra
A curta-metragem de Mariana Galvão ‘Solo' ganhou o prémio da melhor curta-metragem na primeira edição do Festival do Filme Lusófono de Genebra, organizado pela lusodescendente Priscilla Frey.
Toda a obra de José Saramago na Companhia das Letras, sessão em São Paulo
domingo, 25 de agosto de 2013
Festival de cinema português em Nova Iorque
Portugal vai levar um “festival internacional de cinema alternativo” a Nova Iorque, entre os dias 06 e 08 de Setembro. O Portugal Underground Filme Festival (PUFF) teve a sua primeira edição em Portugal, em 2012, e este ano vai levar cerca de 30 horas de filmes ao Spectacle Theater, no bairro de Brooklyn.
Depois da 1.ª edição, que decorreu em Portimão e no Fundão, o PUFF vai viajar até ao continente norte-americano para “mostrar que é possível fazer bom cinema sem grandes meios, cativando o público e fazendo-o descobrir novas formas de ver filmes", como explica o diretor do festival, Pedro Leitão, em declarações à Lusa.
Pedro esclarece que se trata de "um festival internacional de cinema alternativo, experimental e irreverente que pretende apresentar novos artistas oriundos dos quatro cantos do mundo e que têm, habitualmente, oportunidades reduzidas de mostrar os seus trabalhos".
Esta é também uma forma de promover os talentos nacionais já que Portugal tem muitos jovens realizadores a precisar de uma oportunidade, pelo que os EUA são "uma porta de entrada muito apelativa”, sendo este um país que tem “grande consideração e apreço pelo cinema independente". Aliás, o PUFF vai até aos EUA a convite de um realizador norte-americano que assistiu à 1.ª edição do festival.
Exposição de Joana Vasconcelos encerra como a mais visitada no país
Petição em defesa da Cinemateca
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Secretário de Estado garante que a Cinemateca não vai fechar
O secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier assegurou esta quarta-feira de manhã ao PÚBLICO que “a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e o ANIM não vão fechar”. A garantia veio num email curto sem quaisquer pormenores sobre os esforços que estão a ser feitos pela tutela para resolver o problema financeiro da Cinemateca de forma sustentada, duradoura.
Luso-descendente organiza festival de cinema lusófono em Genebra
"Eu vi que havia poucos filmes portugueses ou brasileiros (...). Fazia falta a divulgação de uma cultura de qualidade", disse à Lusa Priscilla Frey, uma lusodescendente de mãe portuguesa e pai suíço.
Cinema português em retrospetiva no Festival de Brive
A cidade de Brive-la-Gaillarde, em França, vai receber, de 10 a 15 de Abril, um festival único dedicado às médias-metragens. Um dos destaques desta nona edição do Festival de Cinema de Brive é uma retrospetiva daquilo que as mais jovens gerações de cineastas têm feito em Portugal.
Vão ser dez os filmes incluídos na retrospetiva de cinema português do festival de cinema, entre os quais "31" e "Entretanto" de Miguel Gomes, "Voodoo" de Sandro Aguilar e "Respirar debaixo d`água" de António Ferreira.
"O festival prossegue a sua exploração da jovem geração de cineastas europeus (depois da Roménia, Alemanha, Polónia e Europa do norte) e propõe uma resposta à homenagem prestada a Manoel de Oliveira em 2011", escreve a organização do evento, acrescentando que se trata de demonstrar a construção do cinema português à "sombra do centenário Oliveira".
A programação é efetuada em parceria com o festival Curtas de Vila do Conde, sendo ainda um momento de "criar uma ligação à cidade de Guimarães", geminada de Brive-la-Gaillarde, de modo a "inscrever esta ligação" na programação da Capital Europeia da Cultura, explicam os organizadores.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Cinecoa estreia em Portugal nova curta de Teresa Villaverde: Amapola
Filme "O mordomo", com música de Rodrigo Leão, lidera nos EUA
O filme "O mordomo", de Lee Daniels, com banda sonora de Rodrigo Leão, foi o mais visto no fim-de-semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, com 18,7 milhões de euros de receita de bilheteira.
Gaiola’ que vale ouro
Em apenas duas semanas, o filme ‘A Gaiola
Dourada’, que marca a estreia do luso-francês Ruben Alves na realização, já foi
visto por 197 980 espectadores em Portugal, de acordo com os dados ontem
divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Estes números, que representam uma receita de bilheteira superior a um milhão
de euros, colocam o filme protagonizado por Joaquim de Almeida e Rita Blanco
como o nono mais visto do ano. Contudo, nas próximas semanas, a película deverá
ganhar posições neste ranking, atualmente liderado por ‘Velocidade Furiosa 6’,
que conta com mais de 424 mil espectadores. Para entrar nos cinco mais vistos,
o filme terá de alcançar ‘Monstros: A Universidade’, que apresenta 245 mil
espectadores.
O sucesso em Portugal junta se ao êxito atingido em outros mercados, sobretudo
o francês, onde ‘Cage Dorée’, no seu título original, foi visto por 1 170 862
espectadores. Somando os resultados de outros países francófonos, como a Suíça,
o Luxemburgo e a Bélgica, a obra de Ruben Alves ultrapassou 1,5 milhões de
espectadores, garantido receitas de bilheteira próximas dos dez milhões de
euros. Valores que vão continuar a crescer, já que, além do sucesso em
Portugal, acaba de estrear no Canadá, estando ainda prevista a exibição em
Itália, Austrália, Brasil e Nova Zelândia.
Ensino básico perdeu quase 13 mil alunos num ano
Menos alunos, menos diplomados, menos adultos em formação, menos professores. Do ensino básico ao superior é um sistema em retracção o que mostram as estatísticas da educação relativas ao ano lectivo 2011/2012, as últimas conhecidas e que foram divulgadas este mês.
Em 2010/2011 estavam nas escolas do básico e secundário de Portugal continental 35.976 professores contratados. Um ano depois, este número já tinha descido para 28.730, um contingente que, segundo os dados que foram sendo divulgados entretanto, ter-se-á reduzido para metade no último ano lectivo e que se arrisca a praticamente desaparecer a partir de Setembro.
Comparando apenas com alunos jovens existiam 1.710.075 em 2011/2012, menos cerca de 13 mil do que no ano anterior. As principais quebras registaram-se no 1.º ciclo. No 3.º ciclo e sobretudo no secundário houve ligeiros aumentos por comparação ao ano anterior, uma tendência que deverá acentuar-se na sequência do alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos.
Fados ao luar regressam à Mata Nacional do Buçaco
A Fundação Mata do Buçaco pretende repetir o sucesso da iniciativa em 2012, aconselhando as pessoas interessadas a reservar os seus bilhetes o mais breve possível, "já que estes podem estar esgotados no dia do espetáculo e o número de lugares é limitado".
As reservas devem ser feitas através do contacto da organização 231 937 000, ou pelo e-mail atividades@fmb.pt, sendo que os bilhetes têm um custo de 7.50 euros para os adultos e de 2.50 euros para crianças dos 06 aos 12 anos.
O preço do ingresso para a Noite de Fados na Mata Nacional do Buçaco inclui ainda, para cada uma das pessoas presente no espetáculo, uma taça de caldo verde, uma broa ou um pão e uma bebida no dia do evento.
Grupo brasileiro reabre cinemas em dez cidades do país
O grupo brasileiro vai assumir a explicação das salas com a sua marca Cine Place, no AlgarveShopping, Centro Comercial Continente de Portimão, Estação Viana Shopping, LeiriaShopping, LoureShopping, MadeiraShopping, Parque Atlântico, Serra Shopping, RioSul Shopping e 8ª Avenida.
"A abertura dos complexos nos dez centros comerciais irá ser faseada na medida em que os diferentes processos necessários para a sua abertura estejam concluídos, sendo objetivo das duas empresas ter todas as salas a operar até ao final de 2013", salienta a Sonae Sierra em comunicado na sua página oficial.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Nuno Júdice en TalCual....
Borges e Saramago: "O Jogo das Coincidências"
Procurar definições gerais sobre figuras universais como Jorge Luis Borges (1899-1986) ou José Saramago (1922-2010) envolve muitas vezes o risco de incorrer em estereótipos rápidos, uma ousadia que se torna imprudente se a abordagem for feita sob o limitado prisma da política.
Se assim fosse, se se levasse em conta como estes dois génios literários viam a realidade política, de forma tão antagónica, se se avaliasse como cada um interpretava ideologicamente o compromisso social e a sua relação com o poder, então poderia dizer-se que as coincidências entre Saramago e Borges começam e acabam, quase, no pouco ou muito sangue português que corria nas suas veias.
Lídia Jorge entre os finalistas de prémio literário brasileiro
O Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, ao qual concorreram,
nesta edição, 326 obras de língua portuguesa editadas entre Junho de 2011 e
Maio de 2103, foi criado em 1999 pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio
Grande do Sul.
Brasileiros expõem obras inspiradas em Bordallo Pinheiro
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Maria de Medeiros ganha três prémios no Brasil
Maria de Medeiros sai do Festival de Cinema do Gramado com três prémios no bolso: Prémio D. Quixote; Prémio da Crítica e Kikito de Ouro pelo Melhor Filme estrangeiro. ‘Tatuagem’, de Hilton Lacerda, foi o Melhor Filme Brasileiro
O filme de amor e vírus de Joaquim Pinto triplamente premiado em Locarno
Curta-metragem portuguesa vence festival brasileiro
Daniel Sousa foi o realizador português à frente de 'Feral', uma coprodução entre os EUA e Portugal eleita pelo júri da competição para melhor filme de animação.
Os vencedores desta edição do festival brasileiro foram anunciados no domingo à noite no Rio de Janeiro, mas o festival só termina dia 18 em São Paulo, dado o seu caráter itinerante.
Segundo a organização, a animação do realizador nascido em Cabo Verde conta, "de uma maneira poética", a história de um menino selvagem, acostumado a viver na floresta, que é levado repentinamente para a civilização, onde sofre dificuldades de adaptação.
domingo, 18 de agosto de 2013
Bailarina portuguesa vence prémio na Áustria
A bailarina e coreógrafa portuguesa Mariana Tengner Barros acaba de conquistar o Prémio do Público no ImpulsTanz - Festival Internacional de Dança de Viena, na Áustria, com o seu solo "The Trap", estreado em 2011 no Festival Circular, em Vila do Conde.
O anúncio foi feito pela Eira, produtora artística à qual a portuguesa se encontra associada, que revelou que "The Trap" foi um dos 11 nomeados para o prémio "Jardin d'Europe" e acabou por ser distinguido pelo público através de votação online, partilhando o galardão ex-aequo com o espetáculo "The Victory Day", de Willi Prager, da Bulgária.
Mariana Tengner Barros apresentou "The Trap" nos dias 11 e 14 de Julho na Schauspielhaus, em Viena, apresentações que lhe valeram este prémio. Segundo uma nota da Eira citada pela agência Lusa, o solo "pretende retratar as divas do cinema e estrelas burlescas do nosso passado, numa peça onde as coisas nunca são realmente o que parecem ser".
A Igreja do Diabo, novo filme de Manoel de Oliveira...
"Manoel, vamos fazer esse filme!"
Sem esquecer a presença no cinema português, comentou a colaboração com Manoel de Oliveira (‘Palavra e Utopia’, em 2000, ‘Espelho Mágico’, em 2005)", José Fonseca e Costa (‘Kilas, o Mau da Fita’, em 1980) e Paulo Rocha (‘O Rio do Ouro’).
sábado, 17 de agosto de 2013
Coimbra entra no ranking mundial das 500 melhores universidades
Lisboa melhora classificação.
Portugal passa a ter quatro universidades no Ranking de Xangai, “o mais influente e badalado” do mundo
Pilar del Río apresenta obra de Miguel Koleff na 3.ª FILIC, em Córdoba, Argentina
O escritor angolano Ondjaki é um dos participantes neste Festival, bem como Abbas Khiddar, autor iraquiano/alemão, e Juan Pablo Piñeiro, da Bolívia.
Eugenia Almeida, Maria Teresa Andruetto, Reyna Carranza, María Laura Fernández Berro, Sergio Gaiteri, Griselda Gómez, Magdalena González Almada, Lila Lardone, Fernando Stefanich, Perla Suez e Roberto Videla são os escritores argentinos presentes no festival que tem este ano o tema "Unimos narradores en el Sur, sin importar cuál sea su Norte".
Docente universitário da Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba, Miguel Koleff é especialista em literaturas de língua portuguesa e é autor de "Apuntes saramaguianos".
Buenos Aires recorda José Saramago: "uma alegria que nos oferecemos "
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Royal Academy de Londres com Siza Vieira e Souto de Moura
Pequim recebe primeiro espetáculo de fado em Julho
A empresária chinesa Cao Bei, que em Portugal há vinte anos e é uma das poucas cantoras de fado estrangeiras, vai interpretar três fados celebrizados por Amália e Lúcilia do Carmo, cuja letra vai ser cantada, em parte, em chinês.
Em entrevista à Lusa, Cao Bei salientou que "a Mariza já cantou em Xangai, durante a Exposição Universal de 2010, mas em Pequim seremos nós as primeiras", sendo que Cristina Nóbrega, que ganhou o Prémio Voz do Fado em 2008, vai atuar pela primeira vez na China.
Apesar de protagonizar espetáculos de fado, a empresária chinesa acrescentou ainda que não se considera fadista, “canto à minha maneira e ponho sempre um pouco de Ópera de Pequim naquilo que canto”.
"A Gaiola Dourada" visto por mais de 109 mil espetadores
A comédia "A gaiola dourada", do realizador Ruben Alves, sobre uma família de emigrantes portugueses em Paris, foi vista por 109.366 espetadores, na semana de estreia em Portugal, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.
O filme, que se estreou em Portugal a 1 de agosto, entrou diretamente para o primeiro lugar das exibições de cinema comercial no país, com 109.366 espetadores e 561.217 euros de receita bruta de bilheteira.
Protagonizado por Rita Blanco e Joaquim de Almeida, no papel de um casal de emigrantes portugueses há trinta anos a trabalhar em Paris - ela porteira, ele pedreiro -, o filme chegou a Portugal meses depois de se ter estreado nos cinemas franceses, onde somou mais de um milhão de espetadores.
"A gaiola dourada" assinala a estreia de Ruben Alves na realização, um jovem luso-descendente que quis homenagear, brincando com os estereótipos, a comunidade portuguesa que emigrou para França a partir dos anos 1960.
Em declarações à Lusa, quando o filme se estreou em França, Ruben Alves disse que a longa-metragem foi o resultado de "30 anos de observação" dos pais e familiares que o rodeavam.
"É tempo de homenagear estas pessoas todas que fugiram do país, foram trabalhar para fora e lutar pela vida", disse.
Jornal de Notícias.
Cinema: As muitas vidas de Paulo Rocha